Agronegócio
Veneno no Prato? O alerta sobre agrotóxicos no Brasil que todos devem saber!
Entenda como esses agrotóxicos podem trazer riscos não só aos consumidores, mas ao meio ambiente como um todo.
O Brasil é um dos principais consumidores de agrotóxicos em todo o mundo. Esses produtos químicos são usados para matar insetos, fungos e demais pragas que afetam o plantio, mas também podem causar sérios danos à saúde humana, animal e também ao meio ambiente.
Inclusive, a pesquisa Atlas sobre o uso desses químicos, feita por cinco organizações científicas e ambientais na Alemanha e na França, apontou que a América do Sul é campeã no consumo dos produtos, que cada vez mais cobram um alto preço em nosso ecossistema.
Os riscos dos agrotóxicos
Esses produtos químicos, como mencionado, contaminam os alimentos e a água, podendo causar até mesmo morte. Além disso, podem provocar doenças agudas e crônicas, como câncer, distúrbios neurológicos, hormonais, reprodutivos e malformações congênitas.
A mesma pesquisa citada no começo deste texto, a Atlas ainda aponta que 49% dos agrotóxicos comercializados no Brasil são extremamente perigosos para a saúde para os ecossistemas. Como se não bastasse, dos dez produtos mais populares aqui, cinco são proibidos na Europa por serem considerados muito nocivos.
De acordo com o levantamento, apenas em 2020, a América do Sul consumiu 770 mil toneladas de agrotóxicos. Entre os anos de 1999 e 2020, o consumo de pesticidas nas lavouras do continente aumentou em 120%, um nível bastante alarmante de crescimento.
Alternativas para o uso de agrotóxicos
Tendo em vista esse cenário praticamente catastrófico, é preciso buscar alternativas mais sustentáveis e seguras, tanto para a produção agrícola quanto para o nosso consumo de alimentos diário, visando diminuir os riscos que trazemos para a mesa de casa.
Uma dessas alternativas é a agricultura orgânica, que não utiliza nenhum produtos químicos sintéticos e prioriza o equilíbrio ecológico e a diversidade biológica no cultivo.
Já para o consumo, uma boa dica é priorizar os alimentos da época, sendo outra opção o consumo de alimentos feitos por pequenos produtores, já que normalmente esses dois tipos de produtos não têm uma carga tão grande de agrotóxicos, diminuindo os riscos.

-
Artigos2 dias atrás
Trabalhador informal, MEI, autônomo e CLT: entenda as principais diferenças
-
Tecnologia3 horas atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Empresas2 dias atrás
Lucro da JBS salta 77,6% no 1TRI25, para R$ 2,9 bi
-
Finanças1 dia atrás
Aposentadoria aos 40 anos é um sonho possível; veja dicas para chegar lá
-
Economia2 dias atrás
Acordo entre China e EUA reduz tarifas comerciais e é elogiado por Lula
-
Carreira1 dia atrás
A IA pode se transformar no seu ‘coach de carreira’ perfeito; veja como
-
Investimentos23 horas atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista
-
Economia2 dias atrás
INSS: Congresso recebe pedido para instalação de CPMI