Conecte-se conosco

Agronegócio

Versão miniatura: conheça a abóbora mini Jack e saiba cultivá-la

Confira mais detalhes sobre essa variedade e aprenda como plantá-la em casa de um jeito simples e prático.

Publicado

em

Você já ouviu falar da abóbora mini Jack? Essa espécie é uma variedade de abóbora de tamanho pequeno, geralmente com cerca de 10 a 15 centímetros de diâmetro. Ela recebeu esse nome por sua semelhança com a abóbora Jack-o’-lantern, usada comumente nas celebrações do Halloween, mas em uma versão miniatura.

A abóbora mini Jack é comestível e devido à sua casca macia, é perfeita para ser recheada e levada ao forno, podendo ser consumida de várias maneiras, tanto como prato principal quanto como acompanhamento, podendo ser usada em várias receitas, como recheada, assada, cozida ou em sopas.

Ela também pode ser cultivada em casa, desde que tenha as condições adequadas de solo, água e luz solar. Pensando nisso, hoje vamos ensinar o passo a passo do cultivo dessa espécie para que você desfrute de todos os benefícios dessa abóbora em miniatura. Confira!

Reprodução: Freepik

Como cultivar abóbora mini Jack em casa

Devido ao seu crescente uso no mercado gastronômico, principalmente em pratos ou porções individuais, muitos produtores têm investido no cultivo da abóbora mini Jack.

Se você deseja cultivá-la em sua horta caseira e experimentar essa delícia, preste atenção na primeira dica: o período de plantio vai de agosto a fevereiro em todas as regiões do Brasil, e o clima ideal para o seu desenvolvimento é de 20 a 30º. Além disso, a variedade pode ser cultivada em canteiros ou em vasos de, no mínimo, 15 litros.

Plantio

Para preparar o substrato para o plantio da abóbora mini Jack, utilize o Carolina Soil (classe 5 8 16), à princípio, em recipientes pequenos. Posteriormente, faça o transplante para um local definitivo.

Antes de plantar, encharque o substrato por 10 minutos. Em seguida, retire o excesso de água, deixando úmido. Após preparar o substrato, faça covas de até 2 centímetros de profundidade.

Coloque de duas a três sementes por cova e cubra com o substrato. Deixe-as a uma distância de 1cm uma das outras.

Dicas importantes

A irrigação deve ser feita no início ou final do dia. A germinação ocorre de 4 a 8 dias e a colheita pode ser feita em 55 dias.

Cuidados

Os cuidados com as abóboras geralmente são semelhantes para a maioria das variedades, por isso é importante adotar medidas preventivas, já que elas são bastante suscetíveis a ácaros.

Após um mês do plantio, é recomendável utilizar métodos preventivos, como o óleo de neem e o fumo líquido, no cultivo das variedades escolhidas.

Colheita

A abóbora Mini Jack está pronta para ser colhida quando os frutos atingem cerca de 8 a 10 centímetros de diâmetro. É importante colher no momento certo para garantir a qualidade e o sabor dos frutos.

Após a colheita, a abóbora Mini Jack pode ser conservada por cerca de 60 dias, apresentando uma boa durabilidade.
Interessante, não é mesmo? Agora que você sabe como realizar o seu próprio cultivo de abóbora mini Jack em casa, que tal colocar em prática?

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS