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Economia

Viaje agora mesmo! Como descobrir se você tem milhas acumuladas

Muita gente esquece de acompanhar a evolução da soma de pontos nos programas das companhias áreas. Vale a pena ficar atento a isso, afinal, viajar já é bom, gastando menos então, nem se fale!

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O universo das milhas é um mistério para muita gente. E por mais que pareça algo distante, é sempre bom ficar atento, porque pode ser que tenham milhas registradas no seu nome e você nem sabe disso.

Lembra daquele voo antigo que você nem se recorda mais ou compras que foram feitas no seu cartão que é cadastrado em programas de fidelidade? Então, tudo isso pode ter acumulado milhas, por isso, vale a pena ficar de olho.

Se você não sabe como descobrir isso, estamos aqui para te ajudar. Nas linhas abaixo, vamos mostrar como verificar se existem milhas no seu nome, em diferentes programas. Acompanhe!

Como funciona no Brasil

No Brasil, as milhas, geralmente, são associadas ao CPF da pessoa, que é o documento padrão solicitado durante o cadastro em sites de companhias aéreas. Portanto, se a pessoa voou por alguma empresa nacional, ela já possui um número de frequent flyer, que normalmente é igual ao CPF.

Além de programas como LATAM Pass, Smiles e TudoAzul, existem ainda programas de recompensa de bancos, como Livelo e Esfera, que também funcionam da mesma forma, usando o cadastro de pessoas físicas como número oficial. Confira abaixo com fazer a consulta das milhas em cada um deles.

Latam Pass

Ao entrar na página do programa e clicar em “Fazer Login”, aparecerá uma tela com espaço para informar o CPF. Caso você não se recorde da senha de acesso, clique em “Recupere o Acesso”.

Na próxima página (de recuperação), informe o CPF novamente e você perceberá que surgirão dois cenários possíveis: se não tiver um cadastro válido, o campo ficará vermelho e isso significa que você não tem pontos acumulados.

Por outro lado, se tiver cadastro, vale a pena seguir adiante na redefinição da senha, pois seu último voo pela Latam pode ter rendido pontos.

Uma observação importante é que é possível pedir ao programa da companhia a recuperação do crédito retroativo de voos feitos até 60 dias da data de inscrição. Outro aspecto é que você também pode receber pontos retroativos por voos de companhias parceiras, mas, neste caso, vale somente se tiver feito o cadastro antes de decolar.

Smiles

No login da Smiles, também é solicitado o número do CPF. Se a pessoa não tiver cadastro, a plataforma informa de imediato e, assim como na Latam, isso significa que não existem milhas acumuladas. Do contrário, o site redireciona o usuário para a área de senha, onde é possível redefini-las e acessar o saldo.

A política da Smiles define que é possível solicitar o acúmulo de milhas até seis meses depois da data do voo, desde que você tenha digitalizado o bilhete e o cartão de embarque, pois é preciso informar o número do localizador do voo.

TudoAzul

No TudoAzul, o processo de entrada é semelhante, com solicitação do número do CPF e redefinição de senha, caso o usuário tenha esquecido.

Na Azul, também existe a possibilidade de solicitar saldos retroativos de voos feitos em até um ano. Para isso, basta fazer a solicitação clicando em “Solicitar Pontos de Voo”.

Esfera

Esfera é o programa de recompensas do Santander. Ele também pede o número de CPF logo de cara. Na página seguinte, ele solicita a senha para acessar o extrato, com possibilidade de redefinição em caso de esquecimento.

É a partir dessa etapa que tudo se confirma. Se você não tiver cadastro, o sistema interpretará como erro e nem dará início aos procedimentos de validação de segurança.

Livelo

Da mesma forma, a Livelo também usa o CPF como número padrão. Quem não possui cadastro é informado de imediato. Se você possui, saiba que os pontos acumulados podem ser transformados em milhas aéreas, e por isso é importante consultá-los.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

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