Conecte-se conosco

Tecnologia

Violência doméstica: WhatsApp ganha novo canal de denúncia para mulheres

O serviço Ligue 180 criou contato que ajudará as vítimas por meio da troca de mensagens no aplicativo. Vale para todo o país e funciona 24h

Publicado

em

Mulheres vítimas de violência terão um novo canal de ajuda, desta vez, pelo WhatsApp. O Ligue 180, serviço telefônico de orientação e denúncia, anunciou a novidade nessa terça-feira (4).

O número do contato é (61) 9610-0180 e estará disponível para mulheres de todos os lugares do Brasil. A atendente virtual, Pagu, será a responsável por estabelecer os diálogos e apresentar as opções de ajuda.

O Ligue 180 esclarece, no entanto, que a qualquer momento, dependendo do caso, uma atendente real da central de atendimentos pode ser acionada para auxiliar melhor a vítima.

Funcionamento do 180

O serviço oferece, hoje, atendimento ininterrupto, 24 horas, e funciona por telefone e WhatsApp, durante todos os dias da semana.

Apesar da imensidão do país, o Ligue 180 consegue atender e auxiliar mulheres de todas as regiões. Além de dar o devido apoio emocional, as atendentes orientam o melhor jeito de efetivar a denúncia e interligam as vítimas à polícia.

Palavras que são códigos para denunciar

Hoje, ao ligar para o 180 ou para a Polícia Militar pelo 190, as mulheres podem disfarçar e denunciar discretamente a violência sofrida, sem precisar mencionar exatamente o que aconteceu ou utilizar palavras literais.

Muitas vezes, as vítimas desistem da denúncia por medo e pelo risco que elas correm por estarem perto do agressor ou mantidas em cárcere privado.

Diante dessa realidade, os serviços de apoio e segurança adotaram palavras que funcionam como código para relatar o caso.

Ao mencionar, por exemplo, que desejam pedir uma pizza, hambúrguer, açaí ou remédio, as mulheres já se fazem entendidas por quem está do outro lado da linha.

Esse código de alerta funciona como disfarce e acelera o processo de ajuda. Ele foi implementado pelas instituições de segurança e canais de denúncia de todo o país.

Mudança

Até alguns anos atrás, a denúncia de violência contra as mulheres era feita apenas pelo Disque 100 da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos.

O Ligue 180 é mais uma plataforma de auxílio às vítimas. A separação dos serviços, segundo o Ministério das Mulheres, permite a coleta de mais dados sobre as ocorrências.

As informações obtidas a partir das denúncias ajudam a formular novas ações de governo e políticas públicas para proteger as vítimas.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS