Conecte-se conosco

Saúde

Virose da mosca: conheça doença que aumenta na época das chuvas

Saiba tudo sobre a virose da mosca, doença que aumenta nesta época do ano e pode até ter consequências graves.

Publicado

em

Neste início de 2023, as chuvas de verão foram ainda mais intensas que nos últimos anos. Esse fenômeno costuma gerar alguns prejuízos à população, inclusive um problema pouco conhecido. É durante esse período que as moscas se proliferam e se dispersam de forma mais rápida.

Em janeiro deste ano, o número de casos registrados de infecção pela “virose da mosca” dobrou na região de Fortaleza, segundo as autoridades de saúde locais. Mas esse surto também afeta outras partes do Brasil, conforme afirma o Dr. Fabiano de Abreu Agrela, biólogo e pós PhD em neurociência.

A Doença Diarreica Aguda, conhecida popularmente como “virose da mosca”, faz parte de um grupo de condições provocadas por vários microrganismos (bactérias, fungos, parasitas e vírus).

O excesso de água acumulada durante esse período intenso de chuvas contribui para a proliferação de moscas, hospedeiras de vírus e bactérias que podem infectar seres humanos através do contato com alimentos e utensílios contaminados. O inseto transporta os microrganismos responsáveis pela transmissão da doença e ele acontece por contato direto ou através de seus ovos.

Sintomas e prevenção

Em casos mais graves, os sintomas podem incluir uma forte desidratação, mas, no geral, os sintomas são náuseas, vômitos, diarreias, cólicas abdominais e febre. Ao apresentar algum deles, a pessoa deve procurar atendimento médico em um posto de saúde para tratamento.

A desidratação persistente após um longo período de vômitos e diarreias pode ser muito aguda e dificultar a recuperação do paciente infectado, segundo o Dr. Fabiano.

Os objetos contaminados facilitam a infecção pela virose, por isso o principal meio de prevenção é lavar bem a louça antes de usá-la para cozinhar ou servir alimentos. Além disso, é fundamental ter as mãos sempre limpas e lavadas, manter os lixos fechados e tampados e evitar ingerir ingredientes crus ou mal cozidos.

A prevenção a melhor forma de evitar tanto a proliferação das moscas, quanto a infecção pelos microrganismos.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS