Saúde
Você conhece a entomofagia? Descubra agora o que é essa prática
Essa prática alimentar pode trazer benefícios sociais, econômicos e sobretudo ambientais. Entenda como funciona.
Nos continentes asiático, africano e latino-americano, há quem pratique a entomofagia. Trata-se do consumo do inseto na alimentação. Cerca de 1/4 da população inclui diversas espécies de inseto em suas refeições.
Em alguns países, os insetos são comercializados até mesmo em enlatados e embutidos, como acontece na Tailândia, por exemplo, onde é possível encontrar grilos cozidos e larvas de bambu. Esse país consome cerca de 80 espécies de insetos, e alguns países como as Filipinas e o Vietnã chegam a consumir 200 espécies diferentes de inseto.
Contudo, essa cultura alimentícia não está amplamente inserida aqui no Ocidente, apesar de alguns países da América Latina o consumirem. Isso porque há um pensamento sem base científica, ou seja, um preconceito, em relação à higiene desses animais e a visão de que ele é uma praga, visto que é muito presente em fazendas.
No entanto, no relatório “Insetos comestíveis: perspectivas futuras de segurança alimentar e alimentar” publicado pela ONU em 2013, as vantagens do consumo de insetos foram apontadas. O estudo revelou que a entomofagia pode trazer benefícios tanto para o mundo quanto para o corpo.
Isso porque, em sua maioria, os insetos são opções mais nutritivas do que as carnes de consumo mais tradicional, como o frango e o peixe, por exemplo.
O baixo teor de gordura dos insetos ajuda quem está de dieta, logo, eles são aliados no combate à obesidade.
Se comparado a produção de gado, o cultivo dos insetos é bem mais econômico, visto que não é necessário muita água no processo de produção e não há consumo e gastos com combustíveis e transportes para que eles sejam distribuídos.
Dentre as muitas vantagens do consumo de insetos, especialistas apontam que eles oferecem menos riscos à saúde do que o consumo da carne bovina, visto que raramente transmitem doenças zoonóticas.
A prática da entomofagia na América Latina
Aqui no Brasil, há restaurantes na Amazônia que servem formigas-rainhas fritas. Seu sabor pode lembrar gengibre ou menta e, além disso, se servido com chocolate, o prato pode ficar ainda melhor. Mais acima, no México, há lugares que comercializam vermes com um tempero doce, gafanhotos imersos no chocolate e larvas de formiga.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho23 horas atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?