Conecte-se conosco

Economia

Você conhece o golpe do consórcio? Saiba como funciona e de que modo se proteger

Você sabe o que é o golpe do consórcio? Fique atento e aprenda como evitar cair na mão desses criminosos.

Publicado

em

Em meio a uma crise econômica, muitas pessoas acabam optando por consórcios para conseguir adquirir bens, como a aquisição de imóveis e veículos, mas existem diversos golpes relacionados a essa modalidade de aquisição de bens. Conheça quais são eles e como não cair nos encantos dos golpistas e acabar sofrendo o prejuízo.

Esse tipo de fraude vem acontecendo com tanta frequência que até mesmo ganhou um nome, sendo ele “golpe do consórcio”. Esses criminosos procuram brechas em momentos de vulnerabilidade para causar prejuízo aos consumidores.

Existem diversas maneiras de ocorrer esse tipo de fraude, entre elas, a mais comum é o consórcio inexistente, muitas vezes ofertado por administradoras que não possuem permissão do Banco Central.

Outro tipo de golpe nessa área é o oferecimento da quitação de dívidas após contemplação. Também há uma carta de crédito contemplado, entre outros tipos de serviços fraudulentos.

No entanto, o golpe mais comum é o da carta de crédito contemplada. Esse tipo de operação muitas vezes é autorizada, porém é necessário ter atenção. Isso porque os golpistas se utilizam de anúncios feitos em jornais e também no marketplace do Facebook para interceptar as vítimas.

Essa estratégia pode levar as vítimas a acreditarem que vão conseguir um consórcio já sorteado e que isso possibilitará sair tão logo com a carta em mãos para poder adquirir um imóvel ou veículo.

O cliente que cai nessa fraude muitas vezes só descobre que foi enganado após já ter pago a taxa de transferência e ter os documentos falsos em mãos.

Sendo assim, para evitar cair em golpes como esse, é necessário avaliar os anúncios, principalmente porque, para conseguir um consórcio contemplado, é preciso que um participante do grupo que já obtém uma carta de crédito deseje sair.

Outro tipo de fraude comum é o “contemplou, ganhou”. Para evitar cair nesse golpe, é necessário estar muito atento, haja vista que esse tipo de golpe oferece consórcios em que, se o cliente for contemplado, ele fica isento de continuar pagando as parcelas.

Logo, se um anúncio oferecer a extinção da dívida, suspeite. Esse tipo de benefício não existe, portanto, isso é uma clara indicação da fraudulência da oferta.

Por fim, para evitar cair em golpes de empresas falsas, outra modalidade muito comum nesse tipo de fraude, verifique a relação do Banco Central com as administradoras autorizadas. Caso a administradora que está oferecendo o consórcio não esteja nesse documento, não confie.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS