Conecte-se conosco

Finanças

Você é aposentado do INSS? Confira como aumentar sua aposentadoria!

Ação judicial que está em tramitação pelo STF pode mudar a vida de muitos aposentados. E ainda que você esteja longe de se aposentar, saiba como realizar o cálculo desse benefício.

Publicado

em

Dinheiro a mais: beneficiários do BPC receberão aumento em 2023

A aposentadoria é um dos direitos trabalhistas mais aguardados pelos trabalhadores. Para se aposentar por tempo de contribuição, como é o caso da maioria dos brasileiros, são necessários longos anos de trabalho. Ademais, essa aposentadoria pode ser privada ou pública. No Brasil, o órgão responsável pelo pagamento dos benefícios previdenciários como a aposentadoria é feito pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Para os contribuintes do Instituto Nacional do Seguro Social, o valor da aposentadoria, de acordo com a lei, pode ser de um salário-mínimo, que atualmente está em R$ 1.212, com teto de R$ 7.087,22.

Você sabe como realizar o cálculo do valor da sua aposentadoria? Caso não, continue a leitura para compreender!

A aposentadoria pode ser por idade, tempo de contribuição ou invalidez, no entanto, o valor da aposentadoria por tempo de contribuição é definido a partir dos salários das contribuições registrados na carteira assinada durante os anos da carreira profissional de uma pessoa.

Com a Reforma da Previdência, ocorrida em 2019, esse cálculo modificou um pouco. Agora, apenas 60% da média salarial do trabalhador é considerada, mais de 2% por cada ano de contribuição que exceder o prazo mínimo para conquistar o benefício, que são 15 anos para mulheres e 20 anos para homens.

Logo, para se aposentar com o teto estipulado pelo INSS é necessário que o trabalhador possua remuneração igual ou superior ao valor máximo. Além disso, para ser considerado 100% do valor de todos os salários, um homem precisa contribuir durante 40 anos e uma mulher deve contribuir por pelo menos 35 anos.

Entretanto, existe uma maneira muito mais fácil para aumentar o valor da sua aposentadoria. Para isso, é possível solicitar uma revisão da sua aposentadoria. A Revisão da Vida Toda, ação judicial que está tramitando no STF, que pretende revisar a aposentadoria das pessoas que contribuíam para o INSS antes de 1994.

Com a implementação do Plano Real, os anos de trabalhos anteriores a 1994 foram desconsiderados do cálculo da aposentadoria de muitos aposentados no Brasil. Nesse sentido, o pedido dessa revisão é indicado para aquelas pessoas que possuíam altos salários antes desse período. Isso pode te poupar anos de trabalho e aumentar muito sua aposentadoria!

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS