Agronegócio
Você joga cascas de cebola fora? Descubra por que isso é um ERRO
Resíduo pode ser aproveitado completamente em vez de ir para o lixo.
Muitas vezes vistas como resíduos sem valor, as cascas de cebola são um recurso valioso para quem deseja cultivar plantas de forma natural e saudável.
Com nutrientes e compostos benéficos, as cascas de cebola podem ser transformadas em um fertilizante natural altamente eficaz, ajudando a fortalecer as plantas e nutrir o solo.
A seguir, mostramos os benefícios desse recurso ignorado por muitos e ensinamos como preparar um fertilizante caseiro com cascas de cebola.
Cascas de cebola e sua utilidade
As cascas de cebola são uma rica fonte de nutrientes essenciais, tais como potássio, cálcio, magnésio, ferro e fósforo, que contribuem para o crescimento saudável das plantas.
Também possuem compostos antioxidantes e antibacterianos, como a quercetina, que protegem as plantas de pragas e doenças, tornando-as mais resistentes e robustas.
Com esses nutrientes, as raízes, folhas e flores das plantas são fortalecidas, promovendo um crescimento saudável e vigoroso.
Cascas de cebola podem ser utilizadas na receita de um ótimo fertilizante natural – Imagem: reprodução
O processo de preparo do fertilizante de cascas de cebola é simples, econômico e aproveita um material que, de outra forma, seria descartado. Veja como fazer.
Materiais necessários
-
Cascas de cebola (a quantidade que você tiver disponível);
-
1 litro de água;
-
Garrafa PET ou outro recipiente com tampa;
-
Filtro (pano ou peneira).
Passo a passo
-
Coleta das cascas: vá armazenando as cascas de cebola que sobram na cozinha em um balde ou recipiente. Quando tiver uma grande quantidade, corte-as em pedaços menores com uma tesoura;
-
Preparação da mistura: coloque as cascas cortadas em uma garrafa PET ou outro recipiente e adicione 1 litro de água. Deixe a mistura descansar por 24 horas. Esse tempo é necessário para que os nutrientes das cascas sejam liberados na água, criando um fertilizante concentrado;
-
Filtragem: após 24 horas, filtre a mistura usando um pano ou uma peneira para separar o líquido das cascas. O líquido resultante é o seu fertilizante natural.
Esse adubo feito de cascas de cebola pode ser usado na rega das suas plantas, tanto as de interior quanto as de exterior.
Aplique a solução a cada 20 dias para garantir um suplemento nutritivo constante, que ajudará suas plantas a crescerem mais fortes, saudáveis e bonitas.
Ao guardar o fertilizante na geladeira quando não estiver em uso, você preserva suas propriedades e garante a eficácia dele por até duas semanas.
Optar por essa alternativa natural traz inúmeras vantagens, tanto para suas plantas quanto para o meio ambiente. Livre de produtos químicos, ele oferece uma nutrição eficaz, melhorando o crescimento e resistência das plantas de forma orgânica.
Além disso, ao aproveitar cascas de cebola, você contribui para a redução do desperdício de alimentos e ajuda a diminuir a poluição, promovendo práticas mais sustentáveis e ecológicas.

-
Política1 dia atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo23 horas atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Moedas2 dias atrás
Cédulas antigas do Brasil podem valer o mesmo que um carro popular
-
Tecnologia2 dias atrás
Ilumine seu jardim naturalmente: plantas que brilham no escuro já existem
-
Agronegócio2 dias atrás
NASA indica 5 plantas que purificam o ar e são perfeitas para ter em casa
-
Investimentos2 dias atrás
Saiba o que é come-cotas e como ele afeta a rentabilidade dos seus investimentos
-
Bancos2 dias atrás
Grande banco fecha 38 agências e impacta clientes e funcionários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Renda máxima: quanto um motorista da Uber consegue fazer por mês?