Conecte-se conosco

Empresas

Você sabe de onde vem o refrigerante da máquina? A resposta pode surpreender

Bebida passa por um processo específico antes de chegar ao copo do cliente. A máquina, inclusive, é projetada para isso.

Publicado

em

Muito já se especulou e foi dito sobre os lanches vendidos em redes de fast-food, afinal, são eles que vêm a nossa cabeça primeiro, quando pensamos em McDonald’s, Burger King e outros. Mas e o refrigerante? Você já parou para pensar como é feita aquela bebida que sai da máquina de refil?

Alguns podem até pensar que são refrigerantes normais, que seguem a mesma fórmula ou composição dos que são vendidos em embalagens, mas existe um engano nessa crença. Os tais “refrigerantes de máquina” passam por um processo diferenciado. Quer saber qual? Veja abaixo.

1) Uso de xarope

A primeira etapa de criação do refrigerante de fast-food envolve o xarope concentrado. Estamos falando da essência do sabor e que dá à bebida um gosto característico.

Os xaropes são criados pelos fabricantes de refrigerante, a partir de uma mistura que, geralmente, inclui água, açúcar, corante, aromatizantes e outros ingredientes.

2) Transporte especial

Em seguida, os xaropes são embalados em recipientes especiais e entregues às lanchonetes. Nesse processo de transporte, é essencial que a refrigeração seja mantida para não perder a qualidade e o sabor da bebida.

3) As máquinas

O passo seguinte é executado pelas máquinas de refrigerantes, nas redes de fast-food. Elas são projetadas para misturar o xarope concentrado com água carbonatada e gelo. Cada máquina possui reservatórios internos para cada ingrediente e, ainda, um sistema de tubo que faz a mistura.

4) Carbonatação

Muitos não sabem disso, a carbonatação da água é o que dá ao refrigerante a efervescência. Ela ajuda a controlar a pressão para manter as bolhas de dióxido de carbono dentro da bebida. Sabe aquele barulhinho de quando você coloca a bebida no copo? Então, é graças ao processo de carbonatação.

5) Saída da bebida

Ao apertar a alavanca da máquina para que o refrigerante saia, a mistura ocorre instantaneamente para garantir o ponto ideal da bebida, inclusive da temperatura, sempre próxima ao congelamento.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS