Economia
Você sabe o motivo que faz o Paraguai ser TÃO popular em compras?
Há um motivo específico para o Paraguai ser conhecido como um lugar de fazer compras? Se você não sabe, entenda a partir de agora!
É certo que cada um de nós conhecemos, ao menos, uma pessoa que vai ao Paraguai para fazer compras mais em conta, ainda que a situação do país seja um pouco inferior ao Brasil.
É comum que as pessoas se direcionem até Foz do Iguaçu, ao sul do Brasil e depois cruzem a fronteira com o Paraguai, onde há vendas de eletrônicos, bebidas, maquiagens, roupas, calçados e diversas alternativas de produtos que são caros no Brasil e se apresentam com valor mais em conta no país.
No entanto, a dúvida que surge é se realmente tornou-se válido viajar para conseguir preços mais em conta – ou um pouco mais barato. O Paraguai é melhor comercialmente comparado ao Brasil?
Especialistas apontam que alguns produtos podem chegar a 50% de desconto comparado aos valores oferecidos aqui. Confira!
Valores do Paraguai
As pessoas associam os produtos vendidos no Paraguai como se fosse algo longe do original por conta dos preços que são muito menores.
No entanto, não é algo real, pois há o que possa influenciar nos valores menores, principalmente quando falamos de distribuição de logística, que influencia diretamente nos preços.
Quando o produto passa por longos caminhos até chegar ao local em que você comprou, há um adicional do valor que torna este mesmo produto mais caro.
O Brasil, comparado ao Paraguai, é maior em expansão territorial, é exatamente por isso que os valores ao chegar nos portos, rodovias ou aeroportos podem aumentar consideravelmente.
No Paraguai, o caminho para a chegada desses produtos é muito mais curto comparado ao Brasil, esta é uma das razões que fazem o valor ser menor. Além de que, a expansão do país vizinho faz com que as demandas entregues nas lojas locais sejam percorridas em caminhos menores.
As taxas que são aplicadas aos produtos também são inferiores ao imposto aplicado nos produtos que chegam aqui.
Tributo dos produtos brasileiros
A tributação no Paraguai é posta como única para todos os produtos, conhecido como Imposto sobre Valor Agregado (IVA). A diferença é que esse imposto não é pago pelas pessoas que visitam o país, o que torna a compra no país vizinho algo muito mais em conta.
Os estrangeiros visitantes ficam livres de 10% do valor final do produto, o que não acontece quando algo importado é comprado. Comparado aos impostos que o Brasil possui, o valor pode chegar a 70% a mais do produto que chega as nossas mãos.

-
Cotidiano12 horas atrás
Como pintar a casa sem sujeira: técnica do papelão ganha adeptos nas redes sociais
-
Bancos1 dia atrás
‘Golpe da mão fantasma’: conheça essa nova ameaça digital e saiba como se proteger
-
Economia11 horas atrás
Pix passa por transformação: 8 milhões de chaves serão desativadas
-
Tecnologia2 dias atrás
Spotify anuncia aumento na assinatura em vários países
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Cancelamento da contribuição sindical pela internet é aprovado pelos deputados
-
Curiosidades1 dia atrás
Família milionária transforma céu em caixa eletrônico ao fazer chover R$ 27 mil
-
Curiosidades2 dias atrás
Agricultor encontra bilhões em OURO, mas não leva nem 1 centavo; veja com quem ficou
-
Economia1 dia atrás
Saiba em quais estados estão os m² mais caros do Brasil [ranking]