Curiosidades
Você sabe quais remédios brasileiros são proibidos em território internacional?
Nem todos os medicamentos que são permitidos no Brasil são permitidos em outros países; saiba quais deixar ems devem ficar em casa quando viajar.
Para aqueles que pretendem viajar, é sempre bom saber quais são os itens que você pode ou não levar na mala. Para quem não vive sem remédios na bolsa, saiba quais devem ficar em casa quando for viajar.
Nem todos os remédios, que são autorizados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), são permitidos fora do território brasileiro. Logo, a proibição acontece para aqueles medicamentos que são de uso exclusivos do Brasil.
Em países como Suécia, Reino Unido e Estados Unidos, é proibido o uso da dipirona. O que leva a proibição de diversos medicamentos, dedicados a diminuir a dor. É melhor deixar suas cartelas de Buscopan, Dorflex e Neosadina em casa, entre diversos outros que possuem esse princípio ativo.
O motivo é, que segundo a FDS, órgão que é equivalente a nossa Anvisa, o uso pode ter efeitos colaterais perigosos, como choque anafilático.
O remédio utilizado para perda de peso, Subutramina, também é proibido lá fora. O uso do medicamento é proibido no Estados Unidos, União Europeia, Uruguai, Paraguai e Austrália, já que pode também trazer efeitos colaterais, como infarto e derrame.
O remédio para dor crônica e utilizado para a reabilitação e desintoxicação de entorpecentes, Mytedom, também tem seu uso proibido. É melhor não levar esse medicamento na mala se você for para a Rússia.
O medicamento utilizado para tratamento de câncer de mama, Avastin, tem seu uso proibido nos Estados Unidos pela FDA, mesmo que esse seja o remédio mais utilizado no mundo para tratamento de câncer. Porém, essa mesma agência libera o uso dele para outros tratamentos.
Outro remédio que tem seu uso proibido fora do Brasil é o anticoncepcional Diane 35. Em outros países, é utilizado para tratar doenças relacionadas com os hormônios femininos, como ovários policísticos. O medicamento foi proibido na França depois que houve quatro mortes por trombose de mulheres que faziam o uso dele.
Sabendo quais são os remédios que têm seu uso proibido em alguns países, você pode viajar tranquilo, sem ter que se preocupar se tem algum medicamento proibido na mala.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025