Conecte-se conosco

Agronegócio

Você sabia que os cogumelos se comunicam?

Saiba mais sobre como esse ser vivo é capaz de se comunicar com outros da mesma espécie.

Publicado

em

Cogumelos são seres pertencentes ao Reino Fungi, que exibem ampla variedade de formas, tamanhos e cores. Fungos, portanto, que em geral, possuem corpo frutífero composto por uma base. São seres por demais curiosos. Alguns, inclusive, servem para consumo humano. Mas, cuidado! Existem espécies apropriadas para isso, visto que determinados cogumelos podem causar alucinações, e outros, são extremamente tóxicos.

Recentemente, cientistas descobriram que esses seres vivos apresentam a capacidade de se comunicar uns com os outros. Isso mesmo! Você não tomou chá de cogumelos! Acredite, esses fungos “conversam” por meio de impulsos elétricos. 

E essa comunicação entre os cogumelos, intitulada rede de micélio, conta com cinquenta tipos diferentes de impulsos, o que equivale a um vocabulário composto de cinquenta palavras. Para os pesquisadores, esses micélios funcionam como neurônios, células do sistema nervoso, responsáveis por transmitir impulsos ao cérebro, que apresentam a capacidade de estabelecer conexões ao receber estímulos do ambiente externo ou do próprio organismo.

Não obstante, os cientistas fizeram testes com diferentes espécies de fungos, a fim de descobrirem se a “linguagem” utilizada era a mesma para todos. Ao final, concluíram que não, visto haver mudanças nos picos de eletricidade e combinações variadas de pulsos de alta e baixa frequência emitidos pelos cogumelos. 

Dessa forma, é possível dizer que estes fungos possuem um vocabulário que funciona de maneira análoga aos usados pelos humanos, o que se mostra incrível. Contudo, ainda há necessidade que se proceda a realização de mais pesquisas, vez que há muito o que se descobrir sobre as curiosidades que rondam o mundo destes seres vivos.

 

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS