Automobilística
Volkswagen do Brasil encerra temporariamente as produções; Entenda
Com problemas no fornecimento de componentes importantes, a montadora suspenderá temporariamente a produção no país.
A Volkswagen declarou que irá suspender temporariamente a produção em três de suas fábricas no Brasil. As instalações afetadas estão localizadas em São José dos Pinhais (PR), São Carlos (SP) e São Bernardo do Campo (SP).
De acordo com a montadora, as unidades de São José dos Pinhais e de São Bernardo do Campo entrarão em férias coletivas a partir da próxima quarta-feira (22) e retornarão no dia 3 de março. Já a unidade de São Carlos (SP) suspenderá a linha de produção em outras datas, de 20 de fevereiro a 1º de março.
Motivos para o encerramento temporário da indústria
De acordo com uma nota publicada pela Volkswagen, a empresa diz que “os dias de parada já estavam programados desde o ano passado” e que “fazem parte da estratégia da montadora de flexibilização nos processos produtivos”, por conta de problemas com o fornecimento dos componentes e peças de reposição.
Segundo a montadora, este problema é recorrente, mas se agravou nos últimos anos devido à pandemia e, mais recentemente, à guerra entre Rússia e Ucrânia.
Embora já tenha ocorrido uma recuperação na produção do veículos, atingindo 152,7 mil unidades em janeiro (acima dos 145,4 mil do mesmo mês no ano anterior), a suspensão da produção indica que a indústria ainda não está completamente recuperada, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
No momento, somente a planta de Taubaté, localizada no interior de São Paulo, manterá a produção em ritmo normal. Isso se justifica pelo fato de que é lá que está sendo fabricado o novo Polo Track, que substitui o Gol.
A escassez de produtos já é fato recorrente para a empresa, que já paralisou outras vezes. Em julho de 2022, a fábrica suspendeu 3 turnos e, em agosto do mesmo ano, demitiu cerca de 800 funcionários.
No final de 2022, o vice-presidente da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, concedeu uma entrevista ao G1, na qual a seguinte declaração:
“Esse foi um ano bem difícil para a indústria como um todo. Ano que vem a gente acredita que vai ser um pouco melhor, mas não é algo que será resolvido. Continuará a dificuldade em toda a cadeia, não só para a indústria automotiva, mas para todos que precisam de semicondutores. Está realmente bastante difícil, mas 2023 estará melhor.“

-
Finanças23 horas atrás
Não fique calado! 5 direitos que todo consumidor deve saber para não ser enganado
-
Mundo7 horas atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Bradesco, Santander e BB confirmam adesão ao Origem Verificada, recurso antifraude da Anatel
-
Finanças2 dias atrás
Qual é a celebridade feminina mais rica dos EUA? Veja o top 10
-
Economia1 dia atrás
Quanto custaria o Motorola V3 nos dias de hoje?
-
Bancos9 horas atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Imposto de Renda - IRPF2 dias atrás
Governo vai alterar declaração de investimentos no IR; veja as medidas previstas
-
Empresas1 dia atrás
ChatGPT revoluciona reuniões empresariais com novas funções