Tecnologia
WhatsApp: brasileiros podem receber alertas em casos de desastres naturais; Entenda
Em casos de desastres naturais na área residencial, os usuários do WhatsApp poderão receber mensagens de alerta.
Em casos de desastres naturais na área residencial, os usuários do WhatsApp poderão receber mensagens de alerta. Desde o último sábado (12), a nova atualização já está disponível aos brasileiros.
Essas são mensagens repassadas pela Defesa Civil, e para ter acesso aos alertas será preciso realizar um cadastro disponibilizado pelo órgão. As mensagens destinam-se às pessoas que queiram receber alertas sobre o lugar que residem. Ao se cadastrar, receberão notificações da Defesa Civil, seja de forma estadual ou municipal.
As mensagens da Defesa Civil, até o momento, eram enviadas por SMS, mas o compartilhamento de possíveis links fez com que pudessem desenvolver outra proposta. Segundo a Defesa Civil, a nova parceria tem como propósito “desenvolver a percepção de risco pela população e, consequentemente, prevenir ocorrências graves”.
Este é um objetivo traçado por uma parceria do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) com o WhatsApp, que é gerido pela Meta, e o Robbu, empresa que é especialista em comunicações automáticas. Um detalhe importante sobre essa parceria é que a proposta foi criada tendo como base o período de verão no Brasil, pois o país é assolado por fortes chuvas durante a estação.
De acordo com informações divulgadas, as orientações que serão repassadas pelo WhatsApp serão para diminuir os riscos para os cidadãos em casos de desastres naturais. “Nunca atravesse pontes, ruas ou avenidas alagadas, mesmo estando de carro, moto ou bicicleta, pois a força da água poderá arrastá-lo”.
O Ministério do Desenvolvimento Regional compartilhou a ideia dizendo que o Brasil é o primeiro lugar no mundo a receber esses alertas por meio do WhatsApp. Segundo a Meta, cerca de 120 milhões de brasileiros utilizam os recursos do aplicativo mensageiro.
Esses avisos de incidentes estarão sob responsabilidade dos órgãos estaduais e municipais, sendo repassados por meio da plataforma do Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap). Até o momento, todos os estados constam como cadastrados na plataforma e o que ainda não atingiu uma quantidade adequada foram os municípios, já que apenas 148 de 5,5 mil se cadastraram.
Como se cadastrar para receber as mensagens?
Quem estiver interessado em receber os alertas, basta se cadastrar através do número de telefone (61) 2034-4611 ou acessar o site: https://api.whatsapp.com/send/?phone=556120344611&text&type=phone_number&app_absent=0.
Envie um “Oi” para este número do WhatsApp e, depois que o robô perguntar, informe os dados da sua localização. Depois, o robô irá confirmar se você deseja receber as mensagens de alerta. Basta aceitar as propostas de política de privacidade e os termos de uso exigidos. O usuário poderá cadastrar localizações distintas, o que permite acompanhar mais de um lugar ao mesmo tempo.

-
Tecnologia18 horas atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Aposentadoria aos 40 anos é um sonho possível; veja dicas para chegar lá
-
Investimentos2 dias atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista
-
Finanças1 dia atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Impressione os recrutadores! Veja as principais perguntas de entrevistas e como respondê-las
-
Finanças2 dias atrás
Precisando economizar? Esses truques simples vão te ajudar com isso
-
Mundo1 dia atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Economia1 dia atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas