Tecnologia
WhatsApp perde 1,8 milhão de contas em 24h após termo de uso polêmico
Informações foram divulgadas após os vazamentos dos chamados “Facebook Papers” pela ex-funcionária da empresa, Frances Haugen.
No começo de 2021, o WhatsApp enviou aos usuários uma mensagem informando que teriam as contas suspensas aqueles que não aceitassem os seus novos termos de uso. A regra, que não foi bem vista por quem utilizava o aplicativo, gerou um dano significativo à empresa.
Leia mais: Libere recursos secretos no WhatsApp usando estes códigos
Cerca de 1,8 milhão de pessoas apagaram suas contas somente em 10 de janeiro, três dias após o envio das notificações.
Apesar do caso ocorrer há alguns meses, somente agora os números desse episódio foram publicados pela primeira vez. O motivo: os vazamentos dos chamados “Facebook Papers” pela ex-funcionária da empresa, Frances Haugen.
Turquia, Egito e Hong foram os lugares onde a debandada de usuários foi maior. Na Turquia, por exemplo, cerca de 500 mil pessoas que utilizavam o WhatsApp na época apagaram suas contas após a decisão da empresa em obrigar o aceite compulsório dos termos de uso.
Impacto dos termos de uso
Com mais de 2 bilhões de usuários ativos todos os meses, o impacto foi considerado pequenos, porém, levantou discussões importantes acerca dos termos de uso que poucas pessoas leem e sobre os dados sensíveis que são compartilhados entre empresas.
Na época, o WhatsApp informou que quem não estivesse acordo com o compartilhamento de dados de clientes das contas comerciais (Business) com as empresas do Facebook, por exemplo, teria a conta suspensa.
O acontecimento veio para pra mostrar que, ao utilizar uma rede social, as companhias gestoras acabam não dando muita opção aos seus usuários, sobretudo quando o assunto envolve a proteção de informações pessoais.

-
Tecnologia2 dias atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas2 dias atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas2 dias atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Carreira15 horas atrás
7 faculdades são o ‘passaporte de ouro’ para quem deseja trabalhar em bancos
-
Economia2 dias atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto
-
Tecnologia1 dia atrás
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate
-
Tecnologia1 dia atrás
Veja o passo a passo para usar um celular velho como câmera de segurança
-
Finanças17 horas atrás
Caixa tem a solução financeira para brasileiros com nome negativado