Saúde
Whey Protein é só para quem treina? Veja os benefícios além do ganho muscular
Originado do soro do leite, o whey protein é uma rica fonte de proteínas de alto valor biológico, essencial para atletas e praticantes de atividade física.
O whey protein tem ganhado destaque entre aqueles que buscam melhorar o desempenho nos treinos e alcançar a hipertrofia muscular. Originado do soro do leite, esse suplemento é uma rica fonte de proteínas de alto valor biológico, essencial para atletas e praticantes de atividade física focados na otimização da recuperação muscular e no estímulo ao ganho de massa.
Quem deve consumir Whey Protein?
Segundo Fernanda Larralde, nutricionista especializada em Nutrição Esportiva, o whey protein é basicamente uma fonte de proteína de alta qualidade. Isso significa que qualquer pessoa que apresente deficiência desse nutriente em sua dieta pode se beneficiar do seu uso, desde que consumido adequadamente.
Para entender melhor como funciona esse suplemento, basta ter em mente que ele é uma fonte de proteína. Portanto, qualquer pessoa que tenha carência desse nutriente na alimentação pode se beneficiar do produto, usando-o de maneira correta”, enfatiza.
Variedades de Whey Protein
Existem três categorias principais de whey protein, diferenciadas pelo processo de filtragem e teor proteico: o concentrado, o isolado e o hidrolisado.
- O whey concentrado mantém uma quantidade moderada de lactose e gordura, sendo uma opção custo-benefício para quem não abre mão da qualidade.
- O whey isolado, por sua vez, apresenta mais de 90% de proteína, sendo ideal para quem busca menor ingestão de carboidratos ou possui nível de intolerância à lactose.
- O whey hidrolisado, caracterizado pela quebra das proteínas em peptídeos menores, facilita a absorção e é indicado para pessoas com digestão sensível.
Whey Protein e perda de peso
Fernanda Larralde ressalta a importância de uma abordagem individualizada ao consumir whey protein, para evitar sobrecargas no organismo.
Excessos, de modo geral, seja por meio de alimentação ou por meio de suplementação, podem sobrecarregar um órgão importante do nosso corpo: o fígado. De maneira geral, os excessos são excretados pelo corpo, mas isso não descarta a possibilidade de problemas futuros que precisam ser acompanhados. Por isso, a prescrição individualizada é fundamental, bem como a realização de exames de sangue regulares.
Além de contribuir para o ganho de massa muscular, o whey protein pode auxiliar na redução da ingestão calórica ao promover maior saciedade.
“O whey protein consumido em jejum pode ser um poderoso aliado. Estudos apontam que o consumo de proteína pela manhã reduz os picos de insulina ao longo do dia, evitando aquela famosa vontade de comer várias vezes ao dia”, complementa Larralde.
Embora o suplemento, por si só, não promova o emagrecimento, sua incorporação a uma dieta balanceada e à prática regular de exercícios pode facilitar o controle do apetite e, consequentemente, auxiliar na perda de peso.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira20 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia15 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?