Conecte-se conosco

Saúde

Xô, mosquito! Pesquisa descobre quais são os cheiros preferidos desses insetos

Descubra quais são os odores corporais preferidos desses insetos, bem como o método – bem pouco convencional – realizado na pesquisa.

Publicado

em

Zâmbia, na África. Você está em uma arena quadrada de 20 metros, acompanhado por outras cinco pessoas, cabanas e ventiladores, além de 200 mosquitos. Sua participação e dos demais humanos ali foi totalmente voluntária. Parece um sonho esquisito, não é? Na verdade, esse foi um método de pesquisa utilizado recentemente.

Pesquisadores dos Estados Unidos e da Zâmbia fizeram exatamente o que foi descrito acima, mas com uma finalidade bastante nobre: descobrir os odores que mais atraem os mosquitos, esses insetos irritantes que chupam nosso sangue sem permissão.

Você com certeza já deve ter percebido que algumas pessoas sofrem mais com os mosquitos do que outras, mas isso não é uma simples coincidência, como apontou o estudo.

Isso porque esses insetos possuem suas preferências, com base nos cheiros que nossos corpos exalam. Incrível, não acha? Continue lendo e descubra os odores preferidos deles.

Quais os odores corporais preferidos dos mosquitos?

O estudo foi feito da seguinte maneira: como explicado por Conor McMeniman, cientista da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, os mosquitos preferem nos “caçar” durante a noite, entre as 22h e 2h, atraídos pela mistura inconfundível de dióxido de carbono e dos cheiros do nosso corpo.

Então, para isso, foram instaladas “pistas de pouso” e câmeras de movimento infravermelhas na arena de 20 metros. Algumas dessas pistas de pouso tinham CO2 ou odor humano, enquanto outras estavam apenas quentes, assim como nosso corpo.

Ficou provado que apenas o calor não interessava aos mosquitos e o que eles realmente queriam era a fragrância única do corpo humano. No entanto, se engana quem pensa que os cientistas pararam por aí. Agora o experimento fica um pouquinho mais bizarro.

Seis corajosos voluntários ficaram em tendas individuais espalhadas pela arena durante seis noites. Como se não fosse suficiente, ventiladores foram instalados em posições estratégicas, levando os cheiros de cada participante até as pistas de pouso.

Ao mesmo tempo, cientistas coletaram amostras do ar, para descobrir o que atraiu os inconvenientes bichinhos.

Então, ficou comprovado que os mosquitos preferem odores corporais com mais ácidos carboxílicos, produzidos pela microbiota da nossa pele. Já um cheiro que não os atrai nadinha é o eucaliptol, bastante comum em alimentos à base de plantas, que os insetos praticamente ignoraram.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS