Conecte-se conosco

Educação

YouTube investe em plataforma de educação; entenda

Após diversas tentativas de investir em educação, plataforma decide criar uma versão similar destinada à área.

Publicado

em

O YouTube resolveu agora adentrar ainda mais no mercado da educação, disponibilizando uma versão especial para escolas e universidades, voltada para o compartilhamento de conteúdos educativos.

A versão carregará o nome de Player for Education e terá uma funcionalidade parecida com a plataforma original, só que voltada para a educação, em uma roupagem simplificada.

Na Player for Education, os vídeos serão filtrados em uma biblioteca que apresentará algumas restrições. Ele não terá anúncios nem recomendações como a plataforma original, o que facilitará na concentração de quem se dispor a estudar por ela.

Essa é uma iniciativa em parceria com EDpuzzle, Purdue University Global e Google. a proposta vem sendo desenvolvida desde a pandemia, quando o YouTube passou a se interessar mais pelo conteúdo de educação.

Desde então, ela criou o Chromebooks e alguns outros softwares ligados à área. Essa nova mudança deve gerar um gasto de US$ 404 bilhões até 2025, mas que deverá dar muito retorno para a plataforma.

Embora essa iniciativa seja recente, o YouTube já tentou impulsionar a área de educação dentro de sua plataforma algumas outras vezes. Por anos ela incentivou educadores para utilizarem vídeos educacionais.

Porém, nenhuma outra tentativa teve real sucesso, e um dos grandes motivos para isso foram as publicidades direcionadas da plataforma. Além disso, o YouTube também contém uma quantidade muito grande de material não educativo.

Para quem já está pensando em lucrar com essa novidade, o YouTube ainda não divulgou se terá alguma comissão, mas anunciou que doará o valor arrecadado com as vendas para criadores de conteúdo que produzirem vídeos dentro de salas de aula.

Ainda não se sabe mais informações do que isso. Como o programa ainda está em desenvolvimento, não temos uma data oficial para o seu lançamento e, além disso, o YouTube não quis falar sobre o custo de produção disso tudo.

Sobre o YouTube

O Youtube é uma plataforma que foi criada com o objetivo de compartilhamento de vídeos. A empresa nasceu em 2005, idealizada por três antigos funcionários do PayPal. Desde 2006, o site faz parte do Google, que o comprou por US$ 1,65 bilhão.

Hoje em dia, a plataforma conta com quase dois bilhões de usuários ativos que, segundo dados, assistem a mais de 1 bilhão de horas por dia em vídeos.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS