Conecte-se conosco

Automobilística

6 práticas rotineiras que fazem você gastar mais gasolina sem saber

Atitudes comuns tomadas por grande parte dos motoristas pode aumentar o consumo de combustível e pesar no bolso.

Publicado

em

Os preços dos combustíveis não param de subir, e quem mais sofre com isso é o consumidor final. Embora o governo venha tentando adotar medidas para reduzir os valores, o custo da gasolina nas bombas continua registrando altas e assustando os donos de veículos.

Leia mais: 5 tipos de mensagem que você não deve enviar no WhatsApp

Nesse cenário, vale a pena adotar estratégias para reduzir o consumo de combustíveis. Muitas delas estão ligadas a práticas do dia a dia que fazem você gastar mais sem perceber. Veja mais detalhes a seguir.

6 práticas que aumentam o consumo de gasolina

1 – Carregar muito peso

Cada veículo tem uma capacidade de peso diferente, e essa informação é muito importante. Carregar mais do que o manual do carro indica aumenta o consumo de combustível, por isso, não deixe de conhecer e respeitar os limites do seu.

2 – Rodar na reserva

Esquecer de encher o tanque é muito comum, mas andar sempre na reserva não é indicado para quem quer economizar. Quanto menos gasolina no tanque, mais espaço fica disponível e mais o combustível evapora.

3 – Calibrar pneus quentes

Andar em um carro calibrado exige menos do motor, mantendo seu consumo de combustível no nível normal. Contudo, calibrar os pneus quando eles ainda estão quentes pode deixar a calibragem abaixo do ideal pouco tempo depois, já que o ar quente se expande. Por isso, sempre espere eles enfriarem antes do processo.

4 – Abastecer com preço muito abaixo do mercado

Todo mundo está de olho nos preços da gasolina para encontra promoções e abastecer o tanque gastando menos. Mas algumas ofertas “milagrosas” costumam envolver combustíveis adulterados que danificam o motor e são consumidos com mais rapidez.

5 – Dirigir em ponto morto

Ao contrário do que muitos acreditam, colocar o carro na “banguela” em uma descida não economiza gasolina, e inclusive pode aumentar o consumo. Dirigir em ponto morte estraga a transmissão do carro e pode até causar acidentes.

6 – Desligar o ar-condicionado na estrada

É um fato que o ar-condicionado aumenta o gasto com combustível, mas desligar o aparelho nem sempre é a melhor solução. Em uma estada, por exemplo, rodar com os vidros abertos empurra o veículo para trás e faz com que ele precise de mais força para se locomover. Sendo assim, prefira ligar o ar quando estiver dirigindo na rodovia.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS