Conecte-se conosco

Finanças

Importância do CNIS para a aposentadoria; entenda!

O CNIS é fundamental na hora de fazer a tramitaçaõ apra o recebimento da aposentadoria. Confira aqui a importância do CNIS!

Publicado

em

aposentados

Em suma, um dos principais documentos que são utilizados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com a finalidade de estabelecer se um trabalhador já adquiriu o direito à aposentadoria é o Cadastro Nacional de Informações Sociais, mais conhecido como CNIS.

Veja também: Saiba o que é CNIS e como baixar seu extrato da previdência

Desse modo, para aqueles que planejam aposentar-se no ano de 2022, é fundamental que seu cadastro do CNIS esteja completamente regularizado até o final deste ano.

Para quem não sabem o que é o CNIS, nada mais é do que um banco de dados oficial no qual o Governo Federal consegue reunir todas as informações acerca do vínculo trabalhista, bem como as contribuições previdenciárias de qualquer trabalhador durante toda a sua carreira e trajetória no mundo do trabalho. Além disso, esses registros também são fundamentais para o INSS decidir quanto o trabalhador poderá receber de aposentadoria.

Esse documento é uma declaração que reflete o tempo de contribuição e os salários e vale como prova de filiação à Previdência Social. Se eu tenho dados errados ou não tenho dados lançados lá, meu benefício estará errado”, diz a advogada Sara Tavares Quental, do Crivelli Advogados Associados. De acordo com o próprio INSS, “a inconsistência [no Cnis] é resolvida quando [o segurado] for se aposentar ou precisar de algum benefício”.

Todavia, é importante que você faça essa movimentação antes para poupar tempos e conseguir receber sua aposentadoria mais rápido e sem tanta burocracia, visto que “o Cnis completo e correto agiliza a concessão dos benefícios, porque evita que o INSS emita as cartas de exigência. Portanto, é importante não deixar para a última hora”.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS