Automobilística
3 cidades importantes estão diminuindo o uso de carros; veja como
A iniciativa traz diversos benefícios tanto para a locomoção quanto para o meio ambiente, e estas cidades têm consciência disso.
O uso de carros aumentou muito nas últimas décadas, causando um grande problema para as cidades que não conseguem suportar em suas vias uma quantidade tão grande. Diante de engarrafamentos e outros transtornos, muitas tiveram que optar pelo rodízio de placas.
Além disso, o aumento no uso de carros gera consequentemente um aumento da poluição, o que é muito prejudicial para o meio ambiente.
Mas e se deixássemos de utilizar esse tipo de veículo? Parece algo impossível, né? Depois de tantas pessoas possuírem um veículo e se acostumarem com ele, parece improvável convencê-las de abandoná-los e dar preferência a outro meio de transporte.
Mas isso está acontecendo em algumas cidades ao redor do mundo, que estão criando medidas e incentivando a redução de carros para a população. Esse movimento começou durante a pandemia e tem dado bastante certo. Veja então três cidades que estão reduzindo o número de carros.
1 – Paris, França
Desde 2016, a cidade vem trabalhando para que os carros não sejam tão necessários. O primeiro projeto foi deixar o cais inferior, no prolongamento do rio Sena, inteiramente para os pedestres. Além disso, durante a pandemia, o número de ciclovias aumentou, e até 2026 pretende-se criar 180 mil vagas para bicicleta.
A prefeita Anne Hidalgo também implementou um sistema muito interessante, o Cidade de 15 Minutos, que tem como objetivo estruturar a cidade para que as pessoas possam fazer suas tarefas em apenas 15 minutos.
2 – Bogotá, Colômbia
A cidade é muito conhecida pela alta adesão ao ciclismo, e não é à toa que Bogotá conta com uma das maiores ciclovias do mundo. Trata-se de uma ciclovia com mais de 600 km de extensão, que é muito utilizada por moradores.
A Colômbia em si incentiva muito o ciclismo, tanto que este é o esporte nacional por lá. Nos finais de semana, muitas avenidas são fechadas para os carros, para dar espaço para os mais de 1,5 milhões de ciclistas.
3 – São Francisco, Estados Unidos
Durante a pandemia, a cidade resolveu dar prioridade ao tráfego de ciclistas e pedestres, por isso implantou um programa de sinalização específica para limitar o tráfego de carros, chamado Slow Street.
Na pandemia, o projeto estava sendo aderido em uma boa parte da cidade, porém, com o fim das restrições, muitas avenidas voltaram ao normal. Com a ajuda dos moradores, quatro vias bem importantes da cidade continuam utilizando o sistema.
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