Mercado de Trabalho
Trabalhadores têm acesso a algumas licenças que talvez não saibam
Algumas destas regras da CLT permitem que o trabalhador esteja ausente do serviço sem que haja desconto salarial no fim do mês.
Para estar ausente das atividades diárias sem que haja desconto no salário, os trabalhadores precisam justificar, na empresa, a ausência gerada por problemas de saúde, sendo comprovado por meio de atestado médico para o RH, setor que responsável pelos Recursos Humanos.
No entanto, algumas regras, estabelecidas na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), concedem permissão para o trabalhador estar ausente até mesmo sem que seja necessário apresentar o atestado médico na empresa.
Existem 5 licenças estabelecidas pela CLT que são remuneradas, são elas:
Licença maternidade
A funcionária que estiver grávida tem direito a licença maternidade prevista na lei, com o prazo de até 120 dias após o parto. Em casos específicos, como a gravidez de risco, existe a possibilidade de realizar a antecipação por 30 dias sem que haja o desconto no salário.
Licença paternidade
Para os pais trabalhadores, esta é uma licença que acontece após o nascimento do filho previsto na CLT. O pai pode se afastar das atividades durante quatro dias. Caso a empresa do trabalhador faça parte do Empresa Cidadã, o tempo da licença poderá a chegar em até 19 dias.
Aliás, mães e pais adotivos também possuem o direito de fazer uso deste direito. A licença pode ser de até 120 dias e se direciona para o pai ou para a mãe, não para os dois ao mesmo tempo.
Licença casamento
Esta licença permite que haja a ausência por até três dias para a pessoa que for se casar, válida de segunda a sexta. Esta licença está no art. 473 da CLT.
Licença óbito
Em caso de falecimento de qualquer familiar, esta licença permite que o funcionário esteja ausente. É um direito do trabalhador concedido no art. 473 da CLT. Esta licença pode ser de até dois dias para estes casos:
- Falecimento do cônjuge;
- Falecimento do irmão;
- Falecimento de algum parente descendente;
- Falecimento de algum parente ascendente;
- Falecimento de funcionário.
Licença militar
O trabalhador que receber qualquer convocação para a realização de serviços militares poderá ficar ausente por até 90 dias. Além disso, também poderá escolher entre receber o benefício do serviço militar ou o salário oferecido pela empresa.
Jovens que precisam se alistar e trabalham com carteira assinada também podem se ausentar do trabalho. Para isso, terá que apresentar o comprovante de alistamento com a data de comparecimento.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes