Economia
Novembro azul: estes são os direitos para quem está em tratamento de câncer de próstata
Existe um jeito de prevenir o câncer de próstata e o melhor método para evitar o avanço da doença é fazendo os exames de rotina.
Existe um jeito de prevenir o câncer de próstata e o melhor método para evitar o avanço da doença é fazendo os exames de rotina. Em casos mais graves, a doença pode ser controlada.
O mês de novembro é um lembrete para a saúde do homem e prevenção ao câncer de próstata. O mês é simbolizado por uma cor que demonstra que há uma responsabilidade por trás da causa. É uma movimentação internacional para conscientizar os homens sobre a prevenção do câncer de próstata.
O câncer é uma doença muito silenciosa e, quando está no início não deixa rastros, por isso, a pessoa precisa ficar em alerta e realizar os exames de rotina. Somente com os exames periódicos será possível diagnosticar a doença ainda no começo. Conforme dados de especialistas, os sinais da doença começam a ficar evidentes quando o tumor atinge quase 95%, tornando o processo de cura muito mais difícil.
A consulta médica é indispensável, mas há alguns indícios de que o homem pode estar com câncer de próstata em evolução: dor ao urinar, dor nos ossos, sangue na urina, sangue no sêmen e vontade frequente de urinar.
A conscientização no mês de novembro tem mostrado que a doença cresce com grande força em todo o mundo e, em muitos casos, os homens não conseguem voltar à vida normal antes da doença.
Os tratamentos para qualquer tipo de câncer são muito invasivos para o corpo, por isso, o trabalhador tem direito a estar afastado durante o tratamento. Há direitos trabalhistas e previdenciários para o homem que está em tratamento de câncer de próstata.
Direitos trabalhistas e previdenciários dos homens que estão em tratamento
• Auxílio por incapacidade permanente: aos homens que não conseguem retornar ao trabalho por conta da doença. Segundo advogado especialista, para casos específicos, o trabalhador poderá requerer esta aposentadoria por invalidez.
• Auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença): é direcionado aos trabalhadores que não podem trabalhar por um curto período de tempo. Será preciso 12 contribuições para cumprir carência.
• Auxílio-acidente: aos homens que apresentam sequelas depois do processo. Para receber o auxílio, será preciso apenas manter a regularização junto à Previdência Social.
• Auxílio-acompanhante: aos pacientes que precisam de auxílio de outras pessoas para o dia a dia, será possível solicitar no INSS um adicional de 25% da aposentadoria por invalidez.
• Saque do FGTS, PIS/Pasep: desde o momento em que receber o diagnóstico, o homem terá acesso ao FGTS, ao PIS e ao Pasep.
• Isenção no Imposto de Renda: o diagnóstico de câncer de próstata concede o direito ao homem de estar isento do IR em duas condições: estar aposentado e possuir uma renda física que está dentro do necessário para a isenção do IR.

-
Mundo17 horas atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Finanças1 dia atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Finanças2 dias atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Agronegócio1 dia atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Tecnologia21 horas atrás
Brasil agora tem produção nacional de ‘drones de guerra’
-
Curiosidades2 dias atrás
Prédio mais alto do mundo no Brasil: quanto vai custar a construção?
-
Automobilística2 dias atrás
Novo combustível E30 pode ser mais acessível, mas causa falhas em motos
-
Tecnologia2 dias atrás
Google Maps traz novidades com IA: descubra como funciona