Finanças
FIES: veja como renegociar dívida do com até 99% de desconto
Medida Provisória permite renegociação da dívida do FIES para inadimplentes com o financiamento.
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa que beneficia milhões de estudantes que não podem custear as mensalidades da faculdade privada e precisam financiar o valor.
O estudante pode fazer a graduação com até 100% do financiamento e ao final do curso precisa pagar o valor ao banco financiador. Além do preço das mensalidades, também deve ser pago o valor dos juros do subsídio.
Mesmo depois de formados, muitos graduados encontram dificuldades em ingressar na sua área de curso no mercado de trabalho. Diante desse cenário, a inadimplência tem sido um dos maiores desafios do programa.
Segundo o Governo, a dívida atual com FIES chega a R$6,6 bilhões. De acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), mais de 1 milhão de estudantes estão com atrasos com mais de 90 dias.
Visando à redução no índice de inadimplência do FIES, o Governo lançou uma Medida Provisória (MP) com a concessão de abatimento de até 99%, dependendo da situação da dívida do estudante. Para renegociar o valor em débito, o estudante deve entrar em contato com seu banco financiador.
Confira as possibilidades de renegociação da dívida do FIES.
- Desconto de 99% do valor integral do débito: para estudantes inscritos no CadÚnico, ou que tenham sido beneficiados pelo Auxílio Emergencial, com dívidas de mais de 5 anos de atraso.
- Desconto de 92% no valor integral da dívida: para inadimplentes com atrasos superiores a 365 dias (1 ano) em relação a 30 de dezembro de 2021, que estejam inscritos no CadÚnico ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial;
- Desconto de 77% da dívida: para devedores com atrasos de mais de 365 dias em relação a 30 de dezembro de 2021 que não estão inscritos no Cadúnico, ou que não tenham recebido o Auxílio Emergencial;
- Desconto de 12% no valor total do débito: concedido aos estudantes que estão em dia com os pagamentos mensais do programa;
- Desconto de 12% + redução total encargos (juros e taxas), com pagamento à vista OU abatimento de todos os encargos sem redução no valor da dívida com parcelamento de até 150 vezes (parcela mínima de R$ 200): destinado aos estudantes que estavam no processo de quitação da dívida, em 30 de dezembro de 2021, porém atrasaram o pagamento em mais de 90 dias.
Atenção aos prazos! Aqueles que tiverem interesse em renegociar suas dívidas com o FIES precisam estar alertas quanto ao prazo-limite da contratação da negociação. A data-limite para os estudantes em débito é até 31 de dezembro de 2022.

-
Mundo19 horas atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Tecnologia2 dias atrás
Bradesco, Santander e BB confirmam adesão ao Origem Verificada, recurso antifraude da Anatel
-
Finanças1 dia atrás
Não fique calado! 5 direitos que todo consumidor deve saber para não ser enganado
-
Bancos22 horas atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Economia2 dias atrás
Quanto custaria o Motorola V3 nos dias de hoje?
-
Investimentos13 horas atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Empresas2 dias atrás
ChatGPT revoluciona reuniões empresariais com novas funções
-
Bancos2 dias atrás
Banco do Brasil lança jogo de educação financeira no Roblox