Conecte-se conosco

Agronegócio

Natal sem uva-passas? Isso mesmo. Governo recolheu toneladas da fruta!

Frutas secas que seriam usadas para a fabricação de panetones são interceptadas pelo governo. Entenda o que houve.

Publicado

em

Na última terça (13), o Ministério da Agricultura recolheu cerca de 49 toneladas de uvas-passas que seriam usadas na fabricação de panetones. As cargas recolhidas estavam contaminadas pela substância ocratoxina A, produzida por fungos, que é tóxica e prejudicial à saúde. A fiscalização foi realizada nos postos São Borja (RS) e Foz do Iguaçu (PR).

Segundo o Governo, as uvas-passas teriam como destino o fracionamento para venda ao consumidor final e a fabricação de produtos natalinos, famosos panetones.

A ocratoxina A é uma micotoxina produzida por vários fungos das espécies Penicillium Aspergillus. Possui propriedades cancerígenas e está relacionada a enfermidades dos rins em humanos. Foi constatada sua presença em uma carga de 49 toneladas pela fiscalização, em que um dos lotes apresentava quatro vezes o limite máximo permitido da substância.

A liberação de micotoxina acontece, principalmente, quando o armazenamento das frutas são feitas de forma inadequada, e as uvas começam a mofar. Uvas passas mofadas acabam se tornando fácil de identificar. Pois, o aroma e sabor se tornam bastante desagradáveis.

O que acontece com a carga apreendida?

O país de origem da mercadoria é notificado oficialmente pelo Ministério da Agricultura do Brasil, e as cargas deverão ser devolvidas em até 30 dias. Vale ressaltar que todo o controle do produto é feito de acordo com os critérios estabelecidos pela Instrução Normativa nº 88/2021 da Anvisa.

Somente após toda a análise, os produtos são liberados para serem comercializados e vendidos no território brasileiro.

Sobre a fiscalização

Frutas secas, amêndoas, nozes e castanhas são verificadas diariamente pelas equipes da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) e no mercado interno, pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal.

Embaladores, detentores ou importadores precisam observar os requisitos mínimos de identidade e qualidade estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para que os alimentos sejam considerados próprios para o consumo e não prejudiquem a saúde da população brasileira.

Benefícios da uva-passa

Sabia que a uva passa ajuda a prevenir câncer, Alzheimer, Parkinson e demência? É isso mesmo. Além disso, a fruta é repleta de vitaminas A, B e K . Mas atenção! Todo mundo pode comer uva passa, menos aquelas pessoas que possuem restrição ao açúcar.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS