Saúde
Banho quente pode ajudar a combater a depressão, diz estudo
Pesquisa mostrou que tomar banho quente duas vezes na semana pode diminuir o nível de depressão. Confira os detalhes.
Um banho quente faz toda a diferença em um dia estressante, e a Universidade de Freiburg descobriu que ele pode contribuir até mesmo para combater a depressão, já que sua eficácia equivale à prática de exercício físico.
É claro que o banho quente não substitui todos os resultados de uma atividade física, mas seus fatores relaxantes, bem como a retenção de óleos naturais podem ajudar e muito a potencializar o combate à depressão.
O resultado encontrado pela universidade veio de um estudo com 45 participantes, dos quais todos tinham depressão em algum nível.
No estudo, os participantes deveriam praticar 45 minutos de exercício físico duas vezes na semana ou tomar banhos a 40 graus por 30 minutos, também duas vezes na semana. Após o banho, era recomendado utilizar uma bolsa térmica com água quente embaixo das cobertas.
Os participantes foram testados por oito semanas, e a Escala de Avaliação de Depressão Hamilton (HAM-D) foi aplicada no início e no final do estudo.
Em uma escala de 1 a 50, no início do estudo, a média ficou em 21,7 pontos, e os participantes que tomaram banhos quentes reduziram seis pontos na escala. Já aqueles que praticaram o exercício físico diminuíram três pontos da escala.
Os resultados encontrados pelo estudo foram bem interessantes, porém não podem ser considerados como significativos, já que o tamanho da amostra foi muito pequeno para determinar um comportamento coletivo. Além do mais, três participantes que realizariam as atividades físicas não completaram o estudo.
pesar disso, essa pesquisa pode ser utilizada para impulsionar experimentos maiores sobre o assunto, e os pesquisadores possuem algumas teorias para justificar os resultados.
Uma delas é a regulação da temperatura corporal e do ritmo circadiano, que ajuda a estabilizar o organismo e a regular o ciclo de sono, ocasionando um humor melhor. Essa regulagem influencia no combate a distúrbios psicológicos.
Apesar de os resultados não serem significativos e os pesquisadores não poderem concluir que isso, de fato, possa realmente combater a depressão, a prática não apresenta nenhum efeito colateral.
Dito isso, vale a pena utilizá-la junto ao tratamento, pois um banho quentinho não faz mal a ninguém e ainda ajuda no relaxamento e bem-estar.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025