Economia
Cuidado com o GOLPE do WHATSAPP! Saiba como ele funciona e como evitar cair
Cuidado para não cair no papo de golpistas pelo WhatsApp, eles podem ser muito convincentes! Saiba como evitar cair em golpes no app.
Golpistas são pessoas que utilizam da inocência ou de situações de desespero e desamparo para convencer suas vítimas. Muitos golpes vêm se tornando cada vez mais comuns. Nessa matéria, iremos te informar sobre o golpe do WhatsApp e te explicar o que você deve fazer para evitar cair em ciladas aplicadas por pessoas de má-fé.
Quais são os principais golpes aplicados pelo WhatsApp?
Um dos golpes mais comuns se utiliza do nome de grandes lojas. Eles afirmam que está acontecendo uma promoção com a distribuição de brindes, devido ao aniversário da loja. Essa pequena mensagem vem acompanhada de um link, dizendo que para ser elegível aos brindes, é necessário preencher um formulário. Dessa maneira, eles passam a ter acesso aos seus dados.
Outra possibilidade é a solicitação para fazer download de um aplicativo para participar da promoção. Quando instalado, o malware tem acesso ao seu dispositivo. Além disso, também são muito comuns golpes relacionados a sorteios sendo divulgados por meio do WhatsApp. O link disponibilizado para que você participe pode te direcionar a um formulário também.
O maior golpe
O maior golpe é relacionado com uma versão premium do aplicativo, a qual não existe. Dessa maneira, a mensagem te oferece o download da versão WhatsApp Gold, que te permitiria acesso às diversas novas funções. Entre as funcionalidades mirabolantes, está o acesso a conteúdo e fotos de celebridades.
Ao fazer o download do aplicativo, você estará instalando um malware em seu celular, que poderá vir a ter acesso a todos os dados disponíveis no dispositivo.
Como evitar cair em golpes
Para evitar cair em golpes, é necessário evitar fazer downloads de aplicativos fora das plataformas oficiais, como Apple Store e Google Play, por exemplo. Visto que, baixar aplicativos por meio de sites não confiáveis pode fazer com que malwares sejam instalados em seu celular.
Para além disso, não acredite em promoções fora do comum e sempre verifique as informações repassadas em outros meios. Também é importante verificar se o número que te encaminha mensagens são realmente ligados as lojas ou empresas as quais dizem ser.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp