Automobilística
CNH de motoristas inadimplentes será bloqueada; Veja os detalhes!
Decisão judicial determina a suspensão da CNH, passaporte e até entradas em concursos públicos. Entenda mais sobre o assunto.
O Governo Federal realizou algumas modificações referentes ao código de trânsito e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para não receber nenhuma penalidade, os condutores de todo o território nacional devem ficar atentos a essas novas alterações. Quer entender mais sobre essas alterações? Confira a seguir.
Quais as alterações referentes à CNH?
Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu o bloqueio da CNH dos motoristas inadimplentes pelo país. Sendo assim, é necessário que os condutores fiquem em alerta com as dívidas atrasadas para não ter problemas futuros.
Nesse sentido, é importante deixar claro que essas novas normas não estão no Código Brasileiro de Trânsito (CBT). Na verdade, trata-se de uma determinação da Suprema Corte do país.
Diante dessas novas normativas, aquele condutor que possui multas e ainda não efetuou o pagamento terá sua CNH recolhida. Além da carteira de habilitação, essa determinação também é válida para a realização de concursos públicos e passaportes.
Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), quase 30% das famílias brasileiras possuem algum tipo de dívida. Logo, muitos brasileiros serão prejudicados frente a essa decisão, haja vista que muitos dependem da Carteira de Habilitação como um meio de trabalho.
É importante ressaltar que não apenas atrasos de multas, mas sim de qualquer tipo de conta em atraso que o motorista tiver. Logo, a medida é válida para qualquer tipo de dívida.
Como ocorrerá o bloqueio da CNH?
O bloqueio da CNH não ocorrerá de maneira automática, pois deverá passar por um processo judicial. Quem determinará o bloqueio da utilização da CNH é o juiz.
Dessa maneira, o juiz pode determinar ou não o bloqueio da CNH ou do passaporte do inadimplente. Nesse sentido, a documentação do devedor será bloqueada até o pagamento das dívidas.
Todavia, não é apenas às dívidas que o motorista deve estar atento. Algumas situações como dirigir alcoolizado e recusar a fazer o teste de bafômetro podem acarretar a suspensão da CNH por até 1 ano. Além disso, as infrações seguintes também podem causar suspensão da carteira:
- omitir socorro e efetuar manobra perigosa;
- disputar corrida e fazer ultrapassagem entre veículos transitando em sentidos opostos;
- dirigir um automóvel em velocidade acima de 50% do permitido;
- não sinalizar um acidente de trânsito;
- fugir do bloqueio policial;
- dirigir ameaçando pedestres.

-
Política1 dia atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Renda máxima: quanto um motorista da Uber consegue fazer por mês?
-
Empresas2 dias atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas1 dia atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
ChatGPT é mina de ouro! Veja 5 profissões que podem lucrar com IA
-
Automobilística1 dia atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades