Imposto de Renda - IRPF
Golpe utiliza o nome da Receita Federal para roubar dados; veja como se proteger
O usuário recebe um e-mail com o título “último aviso seguido de multa”, que o direciona para a página onde o golpe é aplicado. Tome cuidado!
Usuários têm relatado um novo golpe por e-mail que utiliza o nome da Receita Federal para enganar as pessoas. Os cibercriminosos enviam falsas mensagens com o assunto “Último aviso seguido de multa” que supostamente abordam divergências na declaração do Imposto de Renda.
O objetivo dos golpistas é obter dados sensíveis dos contribuintes para aplicar golpes financeiros. Confira mais detalhes a adiante para entender melhor.
Receita Federal alerta golpe em contribuinte que usa o nome da instituição: fique ligado!
O esquema acontece no e-mail da vítima, que recebe uma mensagem supostamente enviada pela Receita Federal com o seguinte assunto: “ÚLTIMO AVISO SEGUIDO DE MULTA”. Com medo, o contribuinte abre o conteúdo, que o direciona para uma página informando problemas no Imposto de Renda. Mas tudo se trata de uma estratégia para acessar suas informações pessoais.
Apesar da criatividade dos cibercriminosos, é possível identificar sinais que indicam que o e-mail não foi enviado pelo Fisco. Erros de digitação e problemas na nomenclatura do ministério são pontos importantes a serem observados para identificar a ação dos golpistas.
Esses e-mails são usados pelos fraudadores para obter dados confidenciais das vítimas, como CPF e conta bancária. Além disso, há o risco de invasão do sistema com malwares que roubam informações. Diante disso, a Receita Federal reforça o alerta sobre os possíveis golpes.
O que fazer quando receber um e-mail da Receita?
O procedimento quando se recebe um e-mail como esse é entrar no portal do contribuinte, o e-CAC, e conferir se há algum tipo de pendência fiscal no nome usuário. Além disso, sempre que tiver algum link anexado na mensagem nunca se deve clicar ou abrir os arquivos.
A Receita indica que a mensagem deve ser excluída imediatamente para evitar o golpe.
Vale lembrar que o Fisco não envia e-mails com cobranças ou multas e que toda e qualquer comunicação oficial é feita através do site ou do aplicativo oficial do órgão. Portanto, ao receber e-mails suspeitos, verifique a autenticidade da mensagem e evite fornecer informações pessoais ou financeiras.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos
-
Economia2 dias atrás
Custo de vida no Brasil exige salário mínimo de R$ 5.505,11 para família de 3 pessoas