Automobilística
Ford apresenta solução inovadora para evitar inadimplência; Confira!
Recentemente, foi divulgada uma patente registrada pela Ford que deve acabar com a inadimplência de financiamentos.
Já pensou em um sistema que permite a retomada de posse de um veículo de forma superfácil, caso o proprietário deixe de pagar as parcelas do financiamento? Bem, a Ford inventou um desse.
Você pode achar que isso já existe, mas não da forma que a Ford patenteou. Tudo funciona por meio da internet, facilitando a localização do veículo. A empresa argumenta que esse sistema resolverá a falta de cooperação daqueles que devem e a dificuldade de reintegrar o bem devido a isso.
O sistema proposto inclui um segundo computador de bordo que serve apenas para o “sistema de reintegração de posse”. Ele possui algumas ferramentas que vão tirando confortos do condutor, à medida que a inadimplência avança.
Começa com pequenos incômodos para o proprietário, como a perda de recursos como GPS, ar-condicionado e rádio. Com o tempo, o carro pode ser bloqueado em certas regiões geográficas ou em determinados períodos.
Se o proprietário não fizer o pagamento e não demonstrar interesse em fazê-lo, o veículo pode ser recolhido pela empresa para ter outro fim, como a revenda ou o ferro velho.
Embora o pedido de patente tenha sido formalizado em agosto de 2021, ele só foi revelado na semana passada. Se começar a ser implementado no Brasil, o sistema da Ford poderia resultar na perda de posse de um em cada 20 proprietários em 2022.
Isso porque a taxa de inadimplência dos financiamentos de veículos novos aumentou de 3,9% para 5,4% de 2021 a 2022, considerando atrasos acima de 90 dias.
Devido a isso, a média anual de juros cresceu significativamente, chegando a 28,7%, a maior dos últimos anos. Isso levou a uma redução dos financiamentos de veículos no ano passado, tanto que, de acordo com a Anfavea, 75% dos automóveis comprados em 2022 foram pagos à vista, em comparação com 70% antes da pandemia.
Em relação a tecnologia da Ford, ainda não se tem informações sobre quando ela vai começar a implementar em seus carros nem se realmente isso acontecerá. Por enquanto, trata-se apenas de uma patente, que pode ou não ser colocada em prática.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025