Tecnologia
Verifique sua TV Box: Saiba se é original e evite problemas no sinal!
Anatel vem atuando com uma forte de campanha contra a pirataria. A missão é interromper o sinal de TVs Box pirata.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já iniciou o processo de desligamento do sinal de TV Box ilegais e milhares de famílias poderão perder o acesso a canais de televisão e a serviços de streaming.
No entanto, é interessante ressaltar que os únicos que perderão o acesso são aqueles que possuem o TV Box pirata. Esse aparelho possui suas versões originais e autorizadas pela Anatel, por isso não deverão ser afetados.
Mas essa não é a única campanha contra a pirataria que está sendo promovida por entidades governamentais, visto que, no dia 14 de março, o Ministério da Justiça comunicou que 250 sites que transmitiam conteúdos foram gratuitamente suspensos.
Devo ou não me preocupar?
É importante se atentar se o seu aparelho é pirata ou é um dos homologados pela Anatel. Para auxiliar, a agência divulgou uma lista com alguns nomes de aparelhos oficiais.
Entre esses, temos o Google Chromecast, Roku Espress, Amazon Fire TV, Apple TV e Xiaomi Mi TV Stick. Além desses, outros também podem ser autorizados, então, atenção para as próximas dicas.
Se o nome do seu aparelho não consta na lista, não é necessário se apavorar. A agência também divulgou dicas para saber se o seu aparelho é um dos homologados.
Uma das coisas que se deve olhar é o adesivo da Anatel, que deve constar no aparelho. Produtos legalizados possuem o selo de homologação da Anatel.
Nesse selo consta o número do Certificado de Homologação, que pode ser confirmado por meio de Painel de Dados Anatel destinado à Certificação de Produto ou por meio de sistema Mosaico/SCH.
Fique atento, pois produtos que oferecem acesso gratuito e irrestrito a canais privados ou a preços muito baixos possuem grande possibilidade de serem falsos.
Os aparelhos são considerados piratas quando permitem o acesso a canais pagos por meio de IPTV. Essa prática é crime, como consta na Lei Geral de Telecomunicações e também na Lei de Direitos Autorais.
Riscos
Saiba que o uso desse tipo de aparelho também expõe os usuários a riscos. Além da incompatibilidade com outros dispositivos eletrônicos, esse dispositivo também pode causar falta de segurança elétrica e uma vulnerabilidade dos dados pessoais dos usuários.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp