Conecte-se conosco

Saúde

Tecidos perigosos: Descubra quais podem afetar sua saúde!

Saiba mais sobre o que um estudo recente descobriu sobre certos tipos de tecido, provavelmente presentes dentro da sua casa!

Publicado

em

Normalmente, quando pensamos sobre um estilo de vida saudável, as coisas que passam pela cabeça são hábitos como a prática regular de atividade física, boa alimentação, evitar o consumo excessivo de álcool e afins.

Provavelmente, ninguém jamais pensou que é preciso evitar certos tipos de tecido para evitar problemas de saúde. No entanto, um estudo recente, publicado no The Journal of The Textile Institute, demonstrou que tecidos sintéticos podem trazer sérios riscos à saúde.

De acordo com o divulgado pelo grupo de pesquisa ambiental do Centro de Tecnologia Alimentar e Toxicologia (TecnATox) da Universitat Rovira i Virgili, na Espanha, os tecidos sintéticos podem causar desde alergias simples até doenças mais perigosas, como o câncer.

O problema desse tipo de material é a quantidade de metais pesados, que são utilizados para diversas finalidades, mas trazem um grande risco para o meio ambiente. De acordo com a pesquisa, também podem oferecer um potencial problema para a saúde humana.

Tecidos sintéticos e saúde

Os pesquisadores verificaram a composição de, aproximadamente, 150 tecidos diferentes, como roupas de cama, pijamas, toalhas e roupas, feitas de materiais variados, bem como de cores e marcas diversas.

Conforme alegam, diversos desses tecidos tinham metais pesados que, ao entrarem em contato com a pele, podem ser tóxicos. Isso foi verificado principalmente em roupas de poliéster, muito comum nas roupas esportivas, como camisas de futebol.

Esse tipo de item comumente trazem uma substância, conhecida como óxido de antimônio, utilizado como um catalisador para as fibras de poliéster, que gera um certo resíduo nas roupas.

Quando em contato constante com a pele, pode gerar irritações, alergias e ser absorvido pelo organismo, trazendo o risco de problemas no sistema reprodutivo e no trato gastrointestinal. A Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer classificou o antimônio como potencialmente cancerígeno.

Além disso, o estudo demonstrou que várias roupas de poliamida preta contam com altos níveis de cromo, em virtude dos corantes, enquanto nas marrons, verdes e azuis, foram encontrados níveis elevados de cobre.

Então, a recomendação é de sempre optar pelos materiais naturais, já que trazem menos perigos para a sua saúde e daqueles que você ama. O estudo pode ser visto na íntegra no Journal of The Textile Institute (em inglês).

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS