Conecte-se conosco

Economia

Ibovespa segue otimismo global e opera em alta

Publicado

em

O Ibovespa operava em alta nesta segunda-feira, sustentado pelo humor mais positivos nos mercados do exterior, diante da possível melhora do estado de saúde do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após ser internado com Covid-19.

Às 11:40, o principal índice de referência brasileiro tinha alta de 0,48%, a 94.471,45 pontos. O giro financeiro totalizava 6,25 bilhões de reais.

Na sexta-feira, o diagnóstico de coronavírus de Trump caiu como uma bomba nos mercados em todo o mundo, mas o quadro clínico do presidente dos EUA parece ter apresentado melhora durante a noite, e o chefe de gabinete Mark Meados disse que a Casa Branca está confiante de que ele deixará o hospital nesta segunda-feira, segundo a Fox News.

Outro comentário de Meados no radar dos investidores foi o de que ainda um entendimento com os parlamentares sobre mais estímulos econômicos durante a pandemia é possível, e que o presidente Trump está atuando para fechar um acordo.

Na cena do Brasil, os agentes do mercado seguem preocupados com as as indefinições sobre o novo programa de transferência de renda do governo Jair Bolsonaro.

“A indefinição do governo pode levar volatilidade ao mercado durante a semana”, afirmaram em nota os analistas da Terra Investimentos, destacando o contínuo desentendimento do ministro Paulo Guedes com outros membros do governo e com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

Uma reunião realizada mais cedo no Palácio da Alvorada com o presidente Bolsonaro e ministros do governo foi realizada para alinhar a pauta política do governo, disseram fontes, que acrescentaram que Guedes não estava presente. Nessa manhã, o ministro participa de encontro com o senador Marcio Bittar (MDB-AC), relator do Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2021 e da PEC do Pacto Federativo.

O setor de serviços brasileiro retomou seu crescimento em setembro depois de seis meses de queda, diante da reabertura das empresas após o flexibilização das medidas de contenção ao coronavírus, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI). O índice teve leitura de 50,4 em setembro, contra 49,5 em agosto.

Destaques da manhã

VALE ON subia 1,9%, impulsionado o Ibovespa. No setor, CSN ON tinha alta de 4,1%.

PETROBRAS PN e PETROBRAS ON saltavam 1,6% e 1,5%, respectivamente, tendo como pano de fundo a forte alta nos preços dos contratos futuros do petróleo, em meio a notícias sobre a melhora do estado de saúde de Trump.

MINERVA ON valorizava-se 0,6%, após anunciar programa de recompra de ações, enquanto JBS ON disparava 1,1% e MARFRIG ON ganhava 0,9%.

COGNA ON recuava 3%, liderando as perdas da sessão, enquanto YDUQS ON despencava 2,55%. ÂNIMA, que não está no Ibovespa, tinha desvalorização de 2,6% e SER EDUCACIONAL ON baixava 1,1%, à espera da finalização do acordo sobre operações nacionais da Laureate.

ITAÚ UNIBANCO PN perdia 0,2%, limitando os ganhos do índice. BRADESCO PN recuava 0,6% e SANTANDER UNT caía 0,8%.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS