Conecte-se conosco

Saúde

Diabetes pode dar pistas na boca: saiba quais são os sintomas bucais da doença!

A diabetes apresenta alguns sinais que podem indicar a existência da doença; saiba quais deles aparecem na boca.

Publicado

em

A diabete é uma doença crônica que afeta a capacidade do corpo de produzir ou utilizar corretamente a insulina, um hormônio responsável por regular os níveis de glicose no sangue.

Essa doença pode causar complicações graves, como doenças cardiovasculares, insuficiência renal, cegueira e até mesmo amputações.

No Brasil, a diabete atingiu 16,8 milhões de casos, conforme dados do Ministério da Saúde, colocando o país como quinto maior na incidência da doença em todo o mundo, atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Paquistão.

O que torna esse cenário ainda mais preocupante, é que mais da metade das pessoas com a condição no Brasil sequer tem conhecimento da condição em que estão, já que se trata de uma doença silenciosa e que se desenvolve com o tempo.

Sintomas da diabete

Apesar de não apresentar sintomas muito visíveis no começo da doença, a boca pode demonstrar algumas evidências iniciais da diabete, de modo que é possível descobrir antecipadamente e buscar o tratamento adequado o quanto antes.

Abaixo, confira os sinais da diabete que se manifestam na boca ainda no início da doença:

  • Gengiva vermelha e sensível: com a elevada taxa de glicose no sangue, a boca fica mais suscetível ao crescimento de bactérias, o que faz surgir a periodontite que, por sua vez, quando não tratada adequadamente, degrada os tecidos da boca e contribui para uma maior resistência à insulina, piorando a doença;
  • Perda de dentes: como há um aumento no risco de doenças periodontais, cáries e demais infecções, a perda de dentes acaba se tornando mais comum em pessoas que estejam com diabete descontrolada;
  • Boca seca: quando existe um aumento na concentração de açúcar no sangue, a produção de saliva se torna menor, ocasionando a secura da boca, também chamada de xerostomia;
  • Machucados e aftas: com a boca constantemente seca somada aos níveis de glicose elevados, as aftas e machucados na região bucal se tornam mais comum entre os diabéticos, principalmente quando ela está em descontrole;
  • Hálito ruim: também conhecido como hálito cetônico, ele aparece quando a diabete está fora de controle, ou seja, quando os níveis de glicose estão muito baixos ou muito elevados.

Então, ao notar qualquer um desses sinais, a dica é redobrar os cuidados com a higiene bucal e ir ao dentista, buscando descobrir se é diabete ou alguma outra condição não relacionada com a doença.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS