Conecte-se conosco

Saúde

Descongelar e recongelar carne: será que é seguro? Descubra!

Congelar peças de carne é um hábito comum, no entanto, depois de descongelá-las, é aconselhável levar ao freezer novamente? Saiba.

Publicado

em

Congelar peças de carne é um hábito bastante comum, visto que dificilmente se vai ao açougue ou mercado todos os dias, por esse motivo, deixar peças de carne no freezer acaba sendo uma boa opção.

Quando se vai preparar a refeição, no entanto, muitas vezes não se quer utilizar a peça inteira. O que fazer no caso de querer apenas alguns bifes, mas ter que descongelar a peça inteira?

Descongelar o alimento, retirar a parte que você irá utilizar e depois o devolver ao freezer parece uma opção plausível, no entanto, pode não ser a melhor escolha.

Isso porque, quando se descongela o alimento, ele acaba por perder um pouco de sua umidade, dessa maneira, quando você o faz passar por esse processo duas vezes, na hora de utilizar a carne que voltou a ser congelada, ela não estará mais tão suculenta.

Por mais que não haja problemas em congelar novamente a peça de carne, ela não terá um sabor tão bom como quando fresca ou descongelada pela primeira vez.

Tudo bem, então já que congelar novamente não é uma opção, o que podemos fazer quando não queremos usar uma peça inteira que foi descongelada?

É possível cortar o pedaço que você pretende utilizar com a peça ainda congelada. É claro que, para isso, é necessário amaciar um pouco a carne que está dura de tão gelada. Para isso, a coloque sob água corrente por alguns minutos. Isso já é o suficiente para que, aos poucos, você consiga passar a faca para fazer um corte.

Podemos aconselhar também o uso de aparelhos de cozinha, como, por exemplo, facas elétricas, utilizadas geralmente para cortar frangos e perus. É claro que, se a carne possuir ossos, será bem mais difícil, visto que as facas comuns não serão capazes de cortá-los.

Uma outra dica do que pode ser feito nesse tipo de ocasião é preparar toda a peça e guardar o que sobrar para a próxima refeição, dessa forma, a proteína continua suculenta e você terá menos trabalho no preparo seguinte.

Ideal mesmo é tentar, antes de congelar, separar em porções já considerando a média de consumo dos preparos em sua casa.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS