Conecte-se conosco

Saúde

Sente forte desejo por doces? Cuidado, pode ser um sinal precoce de demência!

Sente grande desejo por doces? Fique alerta, pois esse pode ser um sinal precoce de demência! Entenda mais sobre o assunto.

Publicado

em

Você costuma sentir um forte e constante desejo por doces, chocolates, bolos e afins? Cuidado! Esse hábito alimentar pode ser um sinal precoce de demência.

Isso acontece porque, ao atingir os lobos temporal e frontal do cérebro, a demência pode começar a dar determinados sinais, é o caso do desejo excesso por alguns tipos de alimento, como os doces.

Desejo excessivo por doces pode ser sinal precoce de demência

Existe uma explicação para o aumento significativo do desejo de consumir doces quando atingido pela doença. Segundo a Associação do Alzheimer (Alzheimer’s Association), quando a demência está presente na vida da pessoa, as papilas gustativas podem diminuir.

Além disso, estudos sobre o assunto apontam que o nível de insulina produzida pelo cérebro cai, aumentam o nível de desejo por este tipo de alimento.

No entanto, isso pode ser bastante preocupante. O excesso de consumo de doces e chocolates acabam resultando em ganho de peso, além de não facilitar na criação de hábitos alimentares mais saudáveis. Com o avanço da doença, a situação pode tornar-se cada vez mais preocupante.

E a diabete?

A diabete é uma doença crônica que afeta como o corpo metaboliza a glicose, um tipo de açúcar que é a principal fonte de energia para as células.

A glicose é produzida a partir dos alimentos que ingerimos e é transportada pelo sangue até as células, onde é usada ou armazenada. Para que a glicose possa entrar nas células, é preciso que o hormônio insulina esteja presente, que é produzida pelo pâncreas, um órgão localizado atrás do estômago.

Diversos estudos recentes apontam que pode existir uma ligação entre a demência e a diabete, principalmente no caso da diabete tipo 2.

Segundo a revista Science, ingerir açúcar em excesso pode ser prejudicial para a saúde de diversas formas, inclusive prejudicando a função cognitiva e causando danos aos neurônios.

Estudiosos do assunto afirmam ainda que, conforme as estimativas, aqueles que possuem diabete estão mais propensos a desenvolver demência.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS