Conecte-se conosco

Saúde

Atenção! Saiba quais alimentos sabotam a ação dos medicamentos!

Tenha atenção, a ingestão de remédios junto de certas bebidas e alimentos pode vir a afetar a eficácia da medicação. Saiba o que evitar.

Publicado

em

A eficácia de medicamentos pode ser comprometida caso o remédio seja ingerido junto com alguns tipos de alimentos ou bebidas. No entanto, muitas pessoas não sabem dessa informação e podem ter problemas de saúde agravados.

Dessa maneira, o paciente deverá ficar atento não somente ao horário correto do medicamento, mas também ao que se consome junto dele.

Levando em consideração que os remédios funcionam com uma ação distribuidora, alguns alimentos podem impedir a absorção dele pelo intestino, o impedindo de se distribuir pelo resto do corpo por meio do sangue. Dessa forma, o efeito do medicamento é inexistente ou muito baixo.

Além disso, dependendo do alimento ou bebida e do medicamento, o consumo de ambos em conjunto pode trazer efeitos colaterais. Dessa maneira, é mais do que importante saber o que não se deve consumir junto da sua medicação.

Evite consumir esses alimentos e bebidas junto a medicamentos

Um artigo, publicado na revista científica Oman Medical Journal, comenta que, muitas vezes, a pessoa não sabe que o consumo de certos alimentos junto a medicamentos pode inibir o efeito ou causar novos efeitos.

Bebidas com cafeína

Em suma, deve-se evitar o café, chás, refrigerantes ou outras bebidas que possuem em sua composição a cafeína. Principalmente, quando se trata da ingestão de um medicamento relacionado a insônia, TDAH ou ansiedade. Na maioria de casos como esse, o sistema nervoso acaba sendo impactado pela mistura.

Couve

Esse pode te pegar de surpresa! Quem diria que a couve, um alimento tão nutritivo, que faz bem a saúde, poderia fazer mal se consumida junto a um remédio? Isso acontece devido à quantidade de vitamina K presente nela, o que pode acabar interferindo em remédios anticoagulantes.

Bebidas alcoólicas

Esse, sem dúvidas, deve ser o mais óbvio dessa lista. O consumo de bebidas alcoólicas, sem importar se o teor é baixo ou não, deve ser evitado junto ao consumo de remédios. Em especial, antidepressivos e ansiolíticos.

Banana

Outra surpresa inesperada nessa lista. A banana, por mais que seja excelente para a saúde, não deve ser consumida junto a remédios para a hipertensão. Por exemplo, o captopril.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS