Conecte-se conosco

Saúde

Saúde no sangue: Conheça as doenças ligadas a cada tipo sanguíneo!

Qual o seu tipo sanguíneo? Você sabia que isso pode te dizer muita coisa, inclusive sobre doenças às quais você está mais propício?

Publicado

em

Os tipos sanguíneos foram desenvolvidos pelo Dr. Karl Landsteiner, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1930 devido ao sistema desenvolvido.

Os tipos sanguíneos são de extrema importância, uma vez que receber um tipo sanguíneo não compatível durante uma transfusão pode levar a insuficiência renal, coagulação do sangue e, nos casos mais graves, óbito.

Embora as tecnologias atuais tenham reduzido muito os incidentes relacionados a tipos sanguíneos não compatíveis, é muito importante para a sua segurança saber qual é o seu tipo sanguíneo.

Tipos sanguíneos

Segundo pesquisas, saber o seu tipo sanguíneo pode alertar para outros fatores, como doenças. Isso ocorre porque alguns tipos têm uma maior predisposição para desenvolver certas doenças do que outros.

Os tipos sanguíneos são determinados geneticamente, assim como a cor dos olhos, pele e cabelos. Eles são determinados por meio da presença ou falta de certos antígenos.

Tipo A

O tipo A é classificado porque os glóbulos vermelhos têm o chamado antígeno A. Enquanto isso, o plasma desse tipo sanguíneo tem anticorpos anti-B. Dessa forma, quem tem esse tipo de sangue não pode receber sangue do tipo B.

Tipo B

O tipo B, por sua vez, em seus glóbulos vermelhos, possui antígenos B e, no plasma, anticorpos anti-A. Por esse motivo, não pode receber doações de sangue do tipo A.

Tipo AB

Os glóbulos vermelhos do tipo sanguíneo AB possuem antígenos A e B, enquanto seu plasma não apresenta anticorpos contra nenhum dos dois. Dessa maneira, esse tipo sanguíneo conhecido como “receptor universal” pode receber doações de sangue dos tipos A, B e O.

Tipo O

Aqueles que têm o tipo O possuem em seu plasma anticorpos anti-A e anti-B, por esse motivo, não podem receber sangue de nenhum dos tipos sanguíneos citados acima. No entanto, podem doar para todos esses, visto que seus glóbulos vermelhos não possuem nenhum antígeno.

RH

Além do tipo sanguíneo, ainda devemos nos atentar se o sangue é “positivo” ou “negativo”. Se ele possui antígeno Rh, é positivo; se não, negativo. Esse fator também interfere no momento de receber ou doar sangue.

Doenças relacionadas ao tipo sanguíneo

O tipo sanguíneo AB, por exemplo, tem maior predisposição para desenvolver problemas de memória e pensamento, o que pode levar até mesmo à demência.

Já o tipo O tem menor tendência a desenvolver cardiopatia, se comparado aos outros tipos sanguíneos, embora os especialistas ainda não sejam capazes de explicar por qual motivo.

O tipo O também tem menor tendência a desenvolver câncer de estômago, diferente dos tipos A, B e AB. Os especialistas acreditam que o motivo seja devido ao fato de que o tipo A tem maior predisposição a H. pylori, uma infecção encontrada no estômago.

Se você é do tipo sanguíneo O, tem ainda mais motivos para comemorar, pois sua expectativa de vida é maior devido à menor chance de doenças cardíacas e nos vasos sanguíneos.

Aqueles que têm o tipo sanguíneo A são mais propensos a estresse. Isso ocorre porque o estresse aumenta o nível de cortisol, e aqueles que têm esse tipo sanguíneo tendem a ter esse hormônio elevado.

Não são somente coisas boas que afetam o tipo O, pois esse tipo de sangue tem maior probabilidade de desenvolver úlceras, que são feridas que aparecem no trato gastrointestinal ou no estômago.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS