Conecte-se conosco

Saúde

Evite desperdícios: este é o tipo de óleo que você NUNCA deve guardar no armário

Existe um tipo de óleo que não deve ser guardado no armário, já que isso pode fazer com que estrague muito mais rápido. Saiba qual é!

Publicado

em

No dia a dia doméstico, é essencial armazenar os alimentos e produtos corretamente, já que isso evita o desperdício, gastos excessivos e ainda garante a segurança alimentar. Isso porque alguns alimentos estragam mais rapidamente do que outros.

Diversos fatores influenciam a validade dos alimentos, como as condições de temperatura, luz, umidade e ventilação. Por exemplo, carnes, lacticínios, ovos e frutas devem ser mantidos na geladeira ou no freezer, para evitar a proliferação de bactérias e fungos que causam doenças.

Já outros alimentos, como grãos, farinhas, óleos e temperos devem ser guardados em recipientes fechados e em locais secos e arejados, já que isso evita a contaminação por insetos e roedores, que podem estragar esse tipo de produto.

Não guarde este óleo no armário!

No entanto, mesmo que óleos devam ser armazenados em recipientes fechados e colocados em locais arejados e secos, existe um tipo específico de óleo que não deve nunca ser guardado no armário, já que isso acaba com a vida útil do produto.

Essa informação foi veiculada pelo jornal The Chicago Tribune, que entrou em contato com especialistas. Estes informaram que o óleo de gergelim não deve ser armazenado no armário, pois isso irá fazer com que estrague muito mais rapidamente.

Isso acontece porque o óleo de gergelim, quando guardado em armários, possui maior tendência de oxidar mais rápido, consequentemente estragando e causando um odor bem característico. Então, o melhor é guardar esse tipo de óleo na geladeira ou até mesmo no freezer, dizem os especialistas.

Inclusive, a recomendação não fica restrita ao óleo de gergelim, já que outros tipos do produto também estão mais propensos a estragar quando armazenados da mesma maneira, como óleos de nozes torradas ou outras versões tostadas.

 “[Em] versões tostadas como óleo de gergelim asiático ou óleos de nozes torradas, a reação acontece especialmente rápido, uma vez que já foram expostos ao calor quando foram feitos“, disse Luke LaBorde, professor do Departamento de Ciência Alimentar da Universidade de Penn State, ao site Epicurious.

Outra dica relevante é sempre se atentar a data de validade dos alimentos e consumi-los antes que expires. Assim, você pode preservar o sabor, qualidade e segurança dos alimentos, além de contribuir para a redução do desperdício e consequente impacto ambiental.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS