Agronegócio
Pequi: vilão ou mocinho? Mitos e verdades sobre esse fruto típico do Cerrado
Nativo do cerrado brasileiro, ‘pequi’ significa ‘pele com espinhos’, em tupi-guarani. Sua aparência cheia de espinhos por fora traz receio.
O pequi, em tupi-guarani, significa “pele com espinhos”, o que remete bem a sua casca dura e com vários espinhos. Nativo do cerrado brasileiro, talvez seja a sua aparência que traga receio aos desavisados.
Como nem tudo o que se lê na internet é, de fato, verdade, traremos aqui informações reais sobre o consumo do fruto conhecido como “ouro do cerrado”.
Quem comenta sobre o assunto é o professor Flávio Landim, que leciona biologia na plataforma conhecida pelo nome de “Professor Ferreto”. O professor explica que é necessário tomar cuidado ao consumir o fruto.
Para quem ainda não tem o costume com o pequi, é necessário prestar atenção para não acabar com espinhos na boca e gengiva. Isso porque, antes de morder o fruto, é importante que ele seja raspado ou roído.
“Para evitar a experiência desconfortável de ter espinhos na língua e gengiva, é aconselhável que o pequi (Caryocar brasiliense) seja cuidadosamente roído ou raspado com a colher ao invés de ser mordido. Mas caso esse pequeno acidente aconteça, os espinhos podem ser removidos com uma pinça“, explica Landim.
Verdade ou mito?
Esse fruto, devido à aparência mais grosseira de sua casca, traz muita curiosidade. Dessa forma, confira agora quais são os mitos e verdades sobre o pequi.
A polpa do pequi possui vitaminas
Sim, a polpa desse fruto possui o dobro de vitamina C que uma laranja, por exemplo. Além disso, é um maravilhoso anti-inflamatório.
O professor ainda explica:
“O pequi possui diversos benefícios para a saúde, e por também ser rico em vitamina A e carotenoides, é um aliado na proteção da visão, assim como no combate ao envelhecimento precoce e na prevenção do câncer.”
Consumir pequi cru faz mal
Mito. O professor explica que não há nenhuma contraindicação sobre o consumo do fruto cru. No entanto, ele tem um sabor mais forte, por isso, em diversas receitas, aconselha-se o cozimento do fruto.
Pequi tem veneno
Caso você seja espetado por algum dos espinhos, poderá sentir dor no local, no entanto, não há motivos para preocupação, pois o fruto não é venenoso.
O docente ainda ressalta que:
“Como qualquer outro alimento, existe a possibilidade do pequi desencadear uma reação alérgica em algumas pessoas ou intoxicação caso seja ingerido em quantidades muito grandes. Mas veneno, não.”
O pequi é afrodisíaco
Verdade. O docente comenta haver quem diga que esse fruto é altamente afrodisíaco, por isso muitas pessoas o associam a casamentos, namoros e nascimentos que ocorrem na região central do nosso país.

-
Política2 dias atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia1 dia atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Empresas2 dias atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas2 dias atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Automobilística2 dias atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades
-
Finanças2 dias atrás
Fale com o gerente! 5 taxas bancárias desnecessárias que você paga