Agronegócio
Inovação em Goiânia: Pequi sem espinhos, prazer sem perigo!
Agência de Goiânia comercializa mudas de Pequi sem espinhos no fruto.
O pequi é uma das frutas mais amadas pelos brasileiros, principalmente na região do centro-oeste. No entanto, os espinhos do fruto costumam incomodar quem o come ou, até mesmo, machucar crianças. Mas para quem não abre mão do pequi, a notícia é positiva.
A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) está desenvolvendo e produzindo mudas de pequi, no qual o fruto cresce sem espinho. Serão comercializadas e disponibilizadas para o público geral a partir de setembro.
O projeto é uma iniciativa do programa de pesquisa feito pela Emater juntamente com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – unidade Cerrados (Embrapa Cerrados. O projeto elaborou seis novos tipos da fruta, com três variedades sem espinhos.
Apesar da comercialização iniciar apenas em setembro, os amantes de pequi podem solicitar uma reserva da muda da fruta, no site da Emater. O interessado deve selecionar a aba de “Aquisição de Mudas de Pequi” e efetuar o pagamento de R$50,00 por unidade.
O projeto fez teste no qual comercializou mudas para viveristas e agricultores de Goiás. Depois dos testes, segundo o presidente da Agência, Pedro Leonardo Rezende, eles estão se preparando para atender a demanda de consumidores que tenham interesse no cultivo de pequi.
“Após a conclusão dessa importante pesquisa estamos focando na produção de novas mudas. Após atender aos agricultores familiares na primeira entrega, grupo prioritário da Emater, estamos trabalhando para acolher essa demanda da sociedade que se interessou pelo cultivo do fruto”, explico Pedro Leonardo.
Essa fruta é versátil e pode ser usado em diversos pratos da culinária regional, desde receitas salgadas como o famoso arroz, frango ou guisado de carne com pequi, até receitas doces como o sorvete e geleia de pequi.
Além de ser uma fruta saborosa, a fruta é também muito nutritiva, sendo rica em vitamina A, vitamina C e ferro. É rico em fibras, que ajudam a regular o trânsito intestinal e previnem problemas como a constipação. Além disso, a fruta contém compostos que auxiliam na digestão de alimentos gordurosos.

-
MEI1 dia atrás
Sou MEI, tenho direito ao seguro-desemprego?
-
Mercado de Trabalho24 horas atrás
Aposentadoria sem tédio: 12 jeitos de fazer dinheiro mesmo após os 60 anos
-
Economia1 dia atrás
Taxa Selic sem mistério: entenda de vez por que ela é tão importante
-
Economia2 dias atrás
76 categorias profissionais têm direito ao novo salário mínimo de R$ 1.804
-
Finanças5 horas atrás
Qual a idade mínima e tempo de contribuição para se aposentar?
-
Empresas10 horas atrás
Temu supera Amazon e ocupa o 3º lugar entre os e-commerces mais visitados do Brasil
-
Curiosidades20 horas atrás
Como são as casas do bilionários? Veja as mansões de Gates, Zuckerberg, Bezos e Buffet
-
Finanças27 minutos atrás
Descubra qual eletrodoméstico consome tanta energia quanto 65 geladeiras juntas