Tecnologia
Adeus brilho excessivo: Dicas espertas para telas de celulares!
Sabia que o brilho da tela do celular pode ser prejudicial para sua saúde? Confira estas dicas imperdíveis e veja como usar da melhor maneira.
Nos dias atuais, o celular é um acessório indispensável. Com ele fazemos tudo: despertamos, nos comunicamos com as pessoas, acessamos contas bancárias, redes sociais e muito mais. Mas você sabia que o brilho da tela do seu celular pode afetar a sua saúde e o seu bem-estar?
Continue a leitura para descobrir como o excesso de luz artificial pode prejudicar o seu sono, a sua visão e até mesmo o seu humor e confira algumas dicas de como diminuir o brilho da tela do seu celular de forma simples.
Brilho de tela do celular
O brilho de tela do celular é a intensidade da luz que é emitida pelo aparelho. Quanto maior o brilho, mais clara e nítida é a imagem que vemos na tela do smartphone. No entanto, nem sempre isso é uma vantagem, pois um brilho muito alto pode causar desconforto visual, irritação nos olhos e até mesmo cansaço.
Além disso, o brilho da tela pode interferir na produção da chamada melatonina, um hormônio que regula o ritmo biológico de sono e vigília. A melatonina é produzida naturalmente pelo nosso organismo quando estamos em ambientes com pouca luz ou escuros, e é responsável por nos induzir ao sono.
Quando estamos expostos à luz artificial, especialmente à luz azul emitida pelos celulares, tablets e computadores, a produção de melatonina é inibida, dificultando, assim, o adormecimento e prejudicando a qualidade do sono. Isso pode gerar diversos problemas de saúde, como insônia, alterações de humor, sonolência diurna, baixa imunidade e até mesmo levando à obesidade.
Como diminuir o brilho da tela do celular?
Existem algumas formas simples de diminuir o brilho da tela do celular e evitar os problemas listados acima. Confira algumas dicas:
Ajuste o brilho da tela de acordo com a iluminação do ambiente que você está
Em locais mais claros, aumente um pouco e em locais mais escuros reduza o brilho ao mínimo possível para não forçar os olhos.
Ative o modo noturno ou filtro de luz azul do seu celular
Essa função altera as cores da tela para tons mais quentes e menos agressivos aos olhos, principalmente à noite. Você pode configurar o modo noturno para ser ativado automaticamente em determinados horários ou conforme a luminosidade do lugar.
Evite usar o celular antes de dormir
O ideal é desligar ou silenciar o aparelho pelo menos uma hora antes de ir para a cama, para que o seu organismo se prepare para o sono. Se precisar usar o celular à noite, faça-o pouco e com o brilho da tela bem baixo.
Faça pausas regulares durante o uso do celular
Não fique muito tempo olhando para a tela sem descansar os olhos. A cada 20 minutos, desvie o olhar para um ponto distante por aproximadamente 20 segundos. Isso vai ajudar a relaxar os músculos oculares e prevenir a fadiga visual.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos
-
Economia2 dias atrás
Custo de vida no Brasil exige salário mínimo de R$ 5.505,11 para família de 3 pessoas
-
Finanças1 dia atrás
Descubra quanto você precisa ganhar para morar sozinho no Brasil