Tecnologia
WhatsApp e golpes: Fuja dos perigos usando esta função com cautela!
WhatsApp lança função que permite que o usuário conecte sua conta em até quatro dispositivos. No entanto, é bom ter cuidado com golpes.
Algumas semanas atrás, o WhatsApp anunciou um novo recurso que permite que os usuários usem uma única conta em até quatro dispositivos diferentes. A novidade deixou muita gente animada, mas especialistas em cibersegurança apontaram os perigos da nova função.
Segundo eles, inúmeros criminosos podem se aproveitar da funcionalidade para invadir o aplicativo de mensagens e aplicar qualquer tipo de golpe. Por isso, é necessário atenção redobrada para manter sua conta segura e longe de cibercriminosos.
Nova função do WhatsApp
A nova função do WhatsApp funciona da mesma forma que o WhatsApp Web, em que precisamos acessar um QR Code para conseguir entrar no aplicativo de mensagens pelo notebook. No entanto, é aí que está o perigo.
O criminoso poderá adentrar a sua conta se o QR Code for capturado por algum tipo de vírus, malware, dentre outras técnicas maléficas. No momento em que ele conseguir acesso à conta, poderá aplicar golpes nos contatos disponíveis na agenda e se passar pelo usuário.
Sendo assim, tome muito cuidado com qualquer contato desconhecido se passando por prestador de serviço. Jamais envie o QR Code do seu dispositivo e nem acesse nenhum que lhe enviarem através do aplicativo.
Evite cair em golpes pelo WhatsApp
Fique atento as capturas de tela e não envie nenhuma informação pessoal sobre você para quem não conhece. Suspeite de pessoas que estejam tentando se passar por alguma empresa e não envie dados de cartão ou realize transferências.
Se você suspeitar de que sua conta foi invadida, saia de todos os dispositivos conectados. Basta seguir o nosso passo a passo abaixo para realizar o procedimento:
- Acesse o aplicativo do WhatsApp;
- Clique nos três pontinhos localizados na parte superior direita da tela;
- Clique em “aparelhos conectados”;
- Por fim é só você desconectar o dispositivo conectado e pronto.
Apesar de o novo recurso do WhatsApp ser prático e útil, é preciso ter cuidado em situações como essa e ficar atento a todos os perigos virtuais possíveis.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp