Conecte-se conosco

Agronegócio

Nirá: o alho japonês rico em nutrientes e muito fácil de plantar em casa!

Você pode até não conhecê-lo, mas depois de descobrir seus benefícios com certeza vai querer em casa; aprenda como plantar o Nirá.

Publicado

em

Você conhece o nirá? Essa é uma planta herbácea originária da Ásia, pertencente à família das aliáceas – a mesma da cebola, cebolinha, alho e alho-poró. Ele possui talos compridos e resistentes, coloração verde e folhas com o sabor inconfundível e intenso do alho.

Em virtude de sua origem, ele é muito utilizado na culinária oriental, seja como tempero ou até mesmo como o ingrediente principal de diversos pratos típicos, como dumplings, tempurás, saladas, omeletes e sopas. Além de ser muito saboroso e versátil, o nirá também traz muitos benefícios para a saúde, como os que seguem:

  • Cicatrizante;
  • Antisséptico;
  • Regula a pressão arterial;
  • Desintoxicante;
  • Fortificante.

Com tantos benefícios, quem não gostaria de ter o nirá em sua horta caseira, não é? Por isso, vamos te ensinar tudo o que precisa saber para cultivar e cuidar do alho japonês, como ficou popularmente conhecido.

Imagem: Mang Kelin / Shutterstock

Como cultivar o nirá?

Inicialmente, é preciso encontrar a planta para o plantio. Por ser uma planta da Ásia, a recomendação é procurar a espécie em mercados e lojas orientais. Agora que você sabe onde encontrá-lo, vamos te ensinar como plantar e cuidar do seu pezinho de alho japonês.

Preparo do vaso

Para que a planta seja saudável, é fundamental um solo bem drenado, com nitrogênio e matéria orgânica em quantidades suficientes. Além disso, é preciso utilizar um vaso com furos ou sistema próprio de drenagem para garantir que a terra nunca fique encharcada.

Germinação e plantio

É possível germinar no vaso definitivo ou escolher outro para as mudas futuramente transplantar. Podem ser plantadas de 3 a 4 mudas por vaso, utilizando de 8 a 10 sementes da planta em uma profundidade entre 1 e 2 centímetros bem cobertas com terra. Depois, basta manter o solo úmido e aguardar cerca de 6 a 16 dias para as sementes brotarem.

Cuidado e colheita do alho japonês

Durante o calor intenso, as folhas ficam menores e amareladas, mas ainda é preciso manter o nirá levemente exposto ao sol, no mínimo 3 horas diárias. O recomendado são mais de 6 horas, desde que a temperatura não esteja muito acima dos 24ºC.

Para regar, basta molhar ao redor da planta, rodeando a parede do vaso, já que isso vai estimular o crescimento da raiz. Fora isso, é preciso manter o solo sempre úmido, mas nunca encharcado, por isso a importância dos vasos com boa drenagem.

Para colher, basta retirar as folhas individualmente. Caso queira que o alho japonês brote novamente sozinho, é preciso cortar um pouco acima do ponto de brotamento. Por fim, é possível plantar cebolinha no mesmo vaso que o nirá, já que elas são plantas da mesma família e funcionam muito bem juntas.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS