Conecte-se conosco

Curiosidades

Felicidade comprada? Harvard revela a verdadeira ligação com o dinheiro!

Essa é uma dúvida bem cruel, que assola o mundo inteiro. Será que dinheiro traz felicidade? Harvard lançou uma pesquisa para responder:

Publicado

em

Dinheiro traz felicidade? Harvard faz questão de responder

Você já ouviu aquela frase que diz que dinheiro não traz felicidade? É uma verdadeira incógnita na vida de muita gente, não é mesmo? A pergunta gira demais em torno do ser humano, que tenta encontrar uma resposta para isso, seja para provar que o ditado é verdadeiro, ou não.

Entretanto, a resposta para essa pergunta é mais complexa do que parece. Um estudo realizado pela Universidade de Harvard, com impressionantes 85 anos de duração e coleta de dados sobre a felicidade, finalmente, trouxe clareza a esse assunto.

Se você quer saber qual é o resultado disso, confira esse estudo curioso!

Dinheiro traz felicidade? Harvard faz questão de responder

Foto: voronaman – Shutterstock/Reprodução

Afinal, dinheiro traz felicidade?

Os autores do livro ‘A Boa Vida’, de Robert Waldinger e Marc Schulz, dizem que resposta direta é que o dinheiro não compra felicidade. Além disso, esse detalhe é revelado nos resultados do “Estudo de Desenvolvimento Adulto de Harvard”, a pesquisa mais extensa já realizada sobre felicidade.

Porém, a resposta mais abrangente é que o dinheiro desempenha, de fato, um papel significativo em nossas vidas diárias.

Até certo ponto de renda (aproximadamente, 75 mil por ano, como indicado por um estudo amplamente reconhecido), ele tem um impacto positivo em nossa satisfação, pois nos permite suprir nossas necessidades básicas e cuidar de nossa família.

Acima desse patamar de renda, entretanto, não há uma correlação entre dinheiro e felicidade. A maioria dos especialistas financeiros concorda que o ponto crucial não é considerar o dinheiro como o objetivo final, mas sim como um meio para alcançar uma vida significativa.

Desde 1938, o “Estudo de Desenvolvimento Adulto de Harvard” tem acompanhado a jornada de pessoas, abrangendo três gerações até o momento. De acordo com Schulz, professor de psicologia, a correlação entre o dinheiro e a felicidade se dá porque isso permite que o ser humano tenha uma segurança maior.

O dinheiro não pode comprar felicidade, mas é uma ferramenta que nos proporciona segurança, proteção e um senso de controle sobre nossas vidas“.

Ele complementa ainda que, no fim das contas, a essência da vida reside em nossas conexões com os outros. São os relacionamentos que nos mantêm verdadeiramente felizes. Logo, o dinheiro é apenas um complemento para se ter uma vida muito melhor.

Você acredita que o dinheiro traz felicidade?

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS