Conecte-se conosco

Saúde

Aviso quente: Especialistas alertam sobre comida quente na geladeira

Publicado

em

Geladeira

Você, caro leitor, por acaso tem o costume de guardar comida quente dentro da sua geladeira? Se a sua resposta foi positiva, então nós temos uma péssima notícia para lhe dar!

Segundo alguns especialistas, essa prática pode ser perigosa para a sua saúde e a de sua família, não sendo recomendado adotá-la. Armazenar itens quentes na geladeira pode prejudicar tanto os alimentos quanto o próprio eletrodoméstico, e nós vamos explicar os motivos.

Por que não se deve guardar comida quente na geladeira?

De acordo com os nutricionistas, uma vez que a comida em altas temperaturas é colocada na geladeira, ela pode aumentar ainda mais o calor emanado pelo equipamento, comprometendo a preservação e a durabilidade dos itens que estão dentro dele.

Quando ocorre uma elevação da temperatura, mesmo que passageira, isso pode estimular o crescimento de fungos e demais micro-organismos que estragam os alimentos e causam severos danos à saúde de quem os consome.

Dessa forma, o ideal é somente guardar insumos em temperatura ambiente ou resfriados e em bom estado de conservação, pois somente assim é possível garantir sua integridade por um período mais prolongado.

No geral, orienta-se que existe uma certa “janela de segurança”, que pode começar a ser contabilizada após a preparação dos alimentos. Por exemplo: se você terminou de fritar uma carne às 14 horas, então ela pode permanecer na geladeira até 16 horas de forma segura.

Passando desse horário, o perigo de começarem a aparecer bactérias e micróbios é maior, e eles podem provocar sérios problemas, como vômitos, diarreias e até mesmo quadros de intoxicação alimentar. Assim sendo, evite deixar qualquer coisa em ambiente aberto além das horas recomendadas.

Já para fazer o armazenamento correto, indica-se o uso de recipientes rasos e pequenos, já que assim é mais fácil de gelar a comida, evitando assim a proliferação de  pequenos visitantes indesejados.

Se você tiver apenas potes maiores, existe a possibilidade de sua segurança alimentar ser comprometida pelas diferenças na distribuição térmica que ocorrem em receptáculos de tamanho mais avantajado.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS