Saúde
Um brinde à saúde mental: vinho tinto pode ser amigo do bem-estar psicológico
O vinho tinto é uma bebida muito apreciada por várias pessoas, mas, você sabia que ele também pode fazer bem para a saúde mental? É isso que revelou um estudo recente feito pelo William James Center for Research do Ispa (Instituto Universitário, instituição de referência no Ensino Superior em Portugal).
De acordo com o pesquisador Rui Miguel Costa, o consumo moderado de vinho tinto, pouco mais de 300 ml por dia, pode ajudar a aumentar a atenção no presente, se distanciando um pouco da consciência temporal, causando a sensação de que o tempo está passando de maneira mais lenta.
A pesquisa foi feita com 102 voluntários, buscando ir além dos já conhecidos benefícios à saúde, como a cardiovascular, e indo para a área da psicologia.
No entanto, a experiência foi realizada em um wine bar, ou seja, um local específico para expandir os benefícios sensoriais relacionados ao consumo do vinho tinto, que, por sua vez, é uma bebida alcoólica, capaz de alterar algumas percepções e afins.
Mesmo assim, o que se notou nos voluntários foi um aumento na imaginação, o que, consequentemente, fez com que os pensamentos se tornassem mais criativos e originais. Além disso, as pessoas se sentiam mais ligados ao ambiente, física e emocionalmente.
Alguns dos participantes, inclusive, chegaram até mesmo a relatar uma experiência com índices de espiritualidade, se sentindo pertencentes de algo maior e contemplando uma espécie de poder grandioso, como de uma entidade.
Esse tipo de relato, por mais absurdo que pareça, caminha de mãos dadas com o que já se conhece das tradições antiquíssimas relacionadas ao consumo de vinho, como realizavam os filósofos, líderes religiosos e pessoas que viveram há vários séculos.
O consumo moderado de vinho, então, além de ser benéfico para a saúde física, faz bem também para a saúde mental, podendo ser materializado em poesia, música, filosofia e até mesmo práticas religiosas e místicas que foram esquecidas por alguns.

-
Mundo16 horas atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Finanças1 dia atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Finanças2 dias atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Agronegócio1 dia atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Tecnologia20 horas atrás
Brasil agora tem produção nacional de ‘drones de guerra’
-
Curiosidades2 dias atrás
Prédio mais alto do mundo no Brasil: quanto vai custar a construção?
-
Automobilística2 dias atrás
Novo combustível E30 pode ser mais acessível, mas causa falhas em motos
-
Agronegócio18 horas atrás
Aprenda a plantar abacate em vaso e economize na feira