Saúde
Adeus, demência! Conheça o hobby acessível que preserva sua mente
Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 50 milhões de pessoas sofrem com a demência ao redor do mundo, sendo basicamente 10 milhões de novos casos aparecendo a cada ano que se passa.
A informação assustadora não para por aí, já que, de acordo com um estudo conduzido em 2021, o número de casos de demência deve aumentar em quase três vezes até o ano de 2050, atingindo uma população de mais de 152 milhões, tendo em vista o crescimento da população idosa no mundo.
Com isso em mente, é muito importante conhecer maneiras para diminuir as chances de sofrer com essa doença. Agora, você sabia que existe uma maneira barata de ajudar a saúde do seu cérebro a se manter em dia? Pois é, e de acordo com um estudo australiano, esta simples prática pode reduzir em 11% o risco de desenvolver a demência.
Como diminuir o risco de desenvolver a demência?
A demência é uma condição que afeta a memória, o raciocínio e a comunicação de milhões de pessoas no mundo todo. Ela pode ser causada por diversas doenças, como Parkinson, Alzheimer, AVC, ou outros motivos. Ainda não há uma cura definitiva para ela, mas existem formas de prevenir ou retardar seu avanço.
Uma dessas formas, como verificou um estudo com dados de 10 mil pessoas com mais de 70 anos na Austrália, é a de estimular o cérebro com atividades de alfabetização, como escrever um diário, usar um computador ou trocar correspondências, o que diminui o risco de desenvolver a doença em 11%.
Outra opção é a prática de atividades mentais complexas e desafiadoras, como resolver palavras-cruzadas ou disputar partidas de xadrez. Esse tipo de ação reduz o risco de desenvolvimento de demência em impressionantes 9%.
Nem só os competidores e escritores têm vantagem contra a demência, já que os artistas também podem reduzir os riscos da doença. No estudo, a pintura, desenho, metalurgia e marcenaria diminuíram os perigos da doença em 7%.
Então, não importa se você gosta de artes manuais, escrever, anotar, mexer no computador, jogar xadrez ou fazer palavras-cruzadas. O importante é que faça alguma das atividades mencionadas com alguma frequência, já que isso pode te render uma ótima armadura contra a demência no futuro.

-
Tecnologia1 dia atrás
‘Prova de vida’: por que as empresas te ligam e desligam quando você atende?
-
Tecnologia2 dias atrás
Descubra como rastrear alguém pelo WhatsApp de forma segura (e autorizada)
-
Mundo12 horas atrás
Vai viajar para a Itália? Conheça 6 costumes dos italianos que você pode estranhar
-
Finanças1 dia atrás
Quanto custa ter um filho até os 18 anos? Veja os dados atualizados
-
Economia2 dias atrás
Ranking revelado: as 10 empresas que mais devem aos cofres públicos
-
Tecnologia1 dia atrás
Nada de senhas: 2 maneiras de conectar-se ao Wi-Fi de uma forma segura e prática
-
Artigos1 dia atrás
Lista de carros aceitos pela Uber foi atualizada; veja o que mudou
-
Finanças1 dia atrás
Quem tem direito à pensão vitalícia por morte? Entenda as regras