Conecte-se conosco

Saúde

Dieta 'low carb' realmente ajuda a emagrecer? Novo estudo revela surpresas

Especialista sugere que as dietas populares de baixo carboidrato devem focar mais em alimentos saudáveis, como cereais integrais, frutas e vegetais.

Publicado

em

Hoje em dia, muitas pessoas optam por dietas com baixo teor de carboidratos, conhecidas como ‘low carb’, buscando uma vida mais saudável ou até para perder peso. No entanto, um estudo recente revela que nem todas elas são eficazes para emagrecer.

O que é a dieta low carb?

Basicamente, a dieta low carb reduz a quantidade de carboidratos que você come. Carboidratos são encontrados em alimentos como pão, massa, cereais e alguns vegetais e frutas. A ideia é que, ao comer menos carboidratos, seu corpo comece a queimar gordura, entrando em um estado chamado cetose.

Quanto as variações da dieta low carb, existem algumas que são mais restritivas, limitando até mesmo certos vegetais, enquanto outras permitem carboidratos complexos, encontrados em vegetais fibrosos e grãos integrais.

Prós e contras das dietas low carb

Para entender as variações, pesquisa da Harvard T.H. Chan School of Public Health analisaram cinco tipos diferentes de dietas low carb, acompanhando os hábitos alimentares de mais de 123 mil pessoas de 1986 a 2018.

Eles descobriram que dietas com ênfase em proteínas e gorduras animais, junto com carboidratos processados, estavam associadas a um ganho de peso mais rápido.

Por outro lado, dietas que priorizam proteínas vegetais, gorduras saudáveis e carboidratos de alta qualidade, como grãos integrais, mostraram um ganho de peso mais gradual. Esse tipo de dieta parece ser mais benéfico tanto para a saúde quanto para o controle de peso.

Seguindo essa ideias, Qi Sun, professor de nutrição na Harvard T.H. Chan School of Public Health, sugere que as dietas populares de baixo carboidrato devem focar mais em alimentos saudáveis, como cereais integrais, frutas, vegetais e proteínas com baixo teor de gordura.

Importância da diversidade nos estudos

O estudo, publicado na revista JAMA Network Open, oferece uma nova visão sobre as dietas low carb. Embora a pesquisa não tenha abordado uma amostra diversificada, ela abre caminho para futuros estudos que podem expandir nosso entendimento dessas dietas.

De todo modo, é sempre bom consultar um profissional de saúde ou nutricionista antes de fazer grandes mudanças na dieta, especialmente se você tem alguma condição de saúde pré-existente.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS