Saúde
Dieta 'low carb' realmente ajuda a emagrecer? Novo estudo revela surpresas
Especialista sugere que as dietas populares de baixo carboidrato devem focar mais em alimentos saudáveis, como cereais integrais, frutas e vegetais.
Hoje em dia, muitas pessoas optam por dietas com baixo teor de carboidratos, conhecidas como ‘low carb’, buscando uma vida mais saudável ou até para perder peso. No entanto, um estudo recente revela que nem todas elas são eficazes para emagrecer.
O que é a dieta low carb?
Basicamente, a dieta low carb reduz a quantidade de carboidratos que você come. Carboidratos são encontrados em alimentos como pão, massa, cereais e alguns vegetais e frutas. A ideia é que, ao comer menos carboidratos, seu corpo comece a queimar gordura, entrando em um estado chamado cetose.
Quanto as variações da dieta low carb, existem algumas que são mais restritivas, limitando até mesmo certos vegetais, enquanto outras permitem carboidratos complexos, encontrados em vegetais fibrosos e grãos integrais.
Prós e contras das dietas low carb
Para entender as variações, pesquisa da Harvard T.H. Chan School of Public Health analisaram cinco tipos diferentes de dietas low carb, acompanhando os hábitos alimentares de mais de 123 mil pessoas de 1986 a 2018.
Eles descobriram que dietas com ênfase em proteínas e gorduras animais, junto com carboidratos processados, estavam associadas a um ganho de peso mais rápido.
Por outro lado, dietas que priorizam proteínas vegetais, gorduras saudáveis e carboidratos de alta qualidade, como grãos integrais, mostraram um ganho de peso mais gradual. Esse tipo de dieta parece ser mais benéfico tanto para a saúde quanto para o controle de peso.
Seguindo essa ideias, Qi Sun, professor de nutrição na Harvard T.H. Chan School of Public Health, sugere que as dietas populares de baixo carboidrato devem focar mais em alimentos saudáveis, como cereais integrais, frutas, vegetais e proteínas com baixo teor de gordura.
Importância da diversidade nos estudos
O estudo, publicado na revista JAMA Network Open, oferece uma nova visão sobre as dietas low carb. Embora a pesquisa não tenha abordado uma amostra diversificada, ela abre caminho para futuros estudos que podem expandir nosso entendimento dessas dietas.
De todo modo, é sempre bom consultar um profissional de saúde ou nutricionista antes de fazer grandes mudanças na dieta, especialmente se você tem alguma condição de saúde pré-existente.

-
Tecnologia15 horas atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Tecnologia18 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo1 dia atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Agronegócio2 dias atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Investimentos2 dias atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?
-
Mundo2 dias atrás
5 melhores cidades do mundo para quem quer impulsionar a carreira fora do Brasil
-
Mundo16 horas atrás
Estes são os passaportes mais poderosos do mundo – incluindo o brasileiro
-
Carreira2 dias atrás
Profissão mais bem paga do Brasil surpreende; conheça o topo do ranking salarial